Premier League: Manchester City quer voltar a fugir
Manchester City é líder da Premier League. Foto IMAGO

ANTEVISÃO Premier League: Manchester City quer voltar a fugir

INTERNACIONAL12.11.202308:00

O Arsenal derrotou o Burnley por 3-1 e com isso somou 27 pontos, os mesmo que o Manchester City, que defronta este domingo o Chelsea num dos jogos mais aguardados da jornada.

A equipa de Pep Guardiola tem Bernardo Silva, Rúben Dias e Matheus Nunes a atravessarem um bom momento e os internacionais portugueses podem ser determinantes no duelo com o Chelsea, que após um início de época terrível, está agora com rendimento muito superior.

As derrotas sofridas frente ao Wolverhampton (1-2) e Arsenal (0-1) foram abalo na confiança do Manchester City, mas a reação foi imediata. Assim, a equipa de Guardiola acertou o passo e vai agora em três vitórias consecutivas na Premier League

Apesar deste ser dos mais intensos jogos nos últimos anos, o Chelsea chega à 12.ª Jornada na décima posição e terá de medir forças com o líder, com a equipa que a par do Arsenal e Tottenham melhor futebol tem praticado.

Nos últimos seis duelos, domínio total para o Manchester City, que venceu todos eles. Teremos de recuar até à final da Liga dos Campeões de 2020/21, no Estádio do Dragão, para chegarmos à última vitória do Chelsea, por 1-0, com golo de Kai Havertz.

CHELSEA

Onze provável: Robert Sánchez; Reece James, Axel Disasi, Thiago Silva, Levi Colwill; Moisés Caicedo, Enzo Fernández, Conor Gallagher, Raheem Sterling; Nicolas Jackson.

MANCHESTER CITY

Onze provável: Ederson, Kyle Walker, Rúben Dias, Josko Gvardiol; Rodri, Mateo Kovacic, Phil Foden, Julián Álvarez, Bernardo Silva, Jeremy Doku; Erling Haaland.

Depois de um início fantástico na Premier League, o Brentford passou por um momento de menor fulgor e esteve seis jogos sem vencer (três derrotas e três empates). Coneguiu voltar aos bons resultados e chega ao jogo de Anfield frente ao Liverpool num ciclo de três triunfos consecutivos, o que pode servir de sério aviso para a equipa de Jurgen Klopp.

É certo que o Liverpool perdeu a meio da semana frente ao Toulouse, em França, mas também é certo que na Premier League os Reds não perdem há quatro jogos, mesmo que tenham apenas duas vitórias e dois empates, o que faz com que ocupem a quarta posição. Mesmo assim, uma vitória neste encontro fará com que iguale o Arsenal e possa também ficar com os mesmo pontos que o Manchester City se a equipa de Guardiola perder com o Chelsea em Londres.

O Brentford só uma vez venceu em Anfield e por incrível que pareça isso aconteceu na época 1937/38, o que diz bem das dificuldades que os visitantes poderão ter.

LIVERPOOL

Onze provável: Alisson; Alexander-Arnold, Ibrahima Konaté, Virgil van Dijk e Joe Gómez; Elliott, Endo e Szoboszlai; Salah, Diogo Jota e Darwin Ñunez

BRENTFORD

Onze provável: Flekken; Ajer, Collins e Pinnock; Roerslev, Jensen, Norgaard, Onyeka e Janelt; Mbeumo e Wissa.

Tem sido das mais agradáveis surpresas desta temporada na Premier Legue. O Aston Villa tem sido equipa fortíssima e a quinta posição, à frente de equipas como Manchester United, Newcastle ou Chelsea, diz bem do momento da equipa orientada por Unai Emery.

Mas do outro lado estará o Fulham de Marco Silva e João Palhinha, que apesar de não conseguir manter regularidade em termos de resultados já provou que pode ser equipa muito competente. A última vitória aconteceu há quatro jornadas, frente ao Sheffield United, por 3-1, mas daí para cá perdeu com o Tottenham (0-2) e Manchester United (0-1), tendo empatado com o Brighton (1-1).

Assim, favoritismo para o Aston Villa, que vem de uma derrota com o Nottingham Forest (0-2), mas antes disso esteve seis jogos sem perder (cinco vitórias e um empate).

ASTON VILLA

Onze provável: Emiliano Martínez; Cash, Konsa, Pau Torres e Lucas Digne; McGinn, Kamara, Douglas Luiz e Zaniolo; Diaby e Watkins.

FULHAM

Onze provável: Bernd Leno; Castagne, Bassey, Tim Raem e Robinson; João Palhinha e Harrison Reed; Bobby Reid, Alex Iwobi e Willian; Raúl Jiménez.

O West Ham tem o conforto de jogar em casa, mas a pressão de estar a atravessar momento de crise de resultados. A equipa de David Moyes não ganha há quatro jogos e foi derrotada nos últimos três, frente a Aston Villa (1-4), Everton (0-1) e Brentford (2-3).

Já o Nottingham Forest vem de uyma exibição de luxo, que terminou com vitória por 2-0 aos Aston Villa. Contudo, antes disso, esteve seis jogos sem conseguir vencer (duas derrotas e quatro empates).

O West Ham entra em campo na 13.ª posição, enquanto o Norttingham Forest é 15.º classificado.

WEST HAM

Onze provável: Aréola; Coufal, Mavropanos, Aguerd e Emerson Palmieri; Kudus, Edson Álvarez, Ward-Prowse e Lucas Paquetá; Michail Antonio e Jarrod Bowen.

NOTTINGHAM FOREST

Onze provável: Vlachodimos; Ola Aina, Murillo, Niakhaté e Toffolo; Ibrahim Sangaré, Orel Mangala e Domínguez; Gibbs-White, Awoniyi e Elanga.

O Sheffield United venceu finalmente um jogo na última jornada, frente ao Woilverhampton, por 2-1, colocando ponto final numa série da dez jogos sem vencer e com nove derrotas e apenas um empate.

Com esta trajetória, o Shefield United é natiralmente última classificado, mas pode deixar essa incómoda posição se conseguir vencer no terreno do Brighton, que segue confortavelmente na oitava posição, mas está a atravessar uma péssima fase, com cinco jogos sem conhecer o sabor da vitória (três empates e duas derrotas).

Nos jogos realizados no terreno do Brighton, um grande equilíbrio: 6 vitórias para a equipa da casa, cinco empates e cinco vitórias para o Sheffield United.

Mais relevante ainda, a última vitória do Brighton em casa frente ao Sheffield United aconteceu a 2 de maio de 1987, por 2-0.

BRIGHTON

Onze provável: Steele; Adingra, Van Hecke, Webster, Igor Júlio e Mitoma; Lallana, Gross, Baleba e Dahoud; Evan Ferguson

SHEFFIELD UNITED

Onze provável: Foderingham; Bogle, Baldock, Trusty, Robinson e Luke Thomas; James McAtee, Hamer, Norwood e Vinícius Souza; Cameron Archer