Portugal entre os países do mundo com mais vagas para árbitros internacionais
Fábio Veríssimo Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Portugal entre os países do mundo com mais vagas para árbitros internacionais

NACIONAL24.01.202521:51

Um total de 55 vagas para árbitros internacionais nas modalidades de futebol, futsal e futebol de praia

Portugal terá, em 2025, um total de 55 vagas para árbitros internacionais nas modalidades de futebol, futsal e futebol de praia, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Este número coloca o país como o segundo na Europa, atrás da Espanha (62 vagas), e o terceiro a nível mundial, superado apenas pelo Brasil (61 vagas).

As vagas existentes são preenchidas por 49 árbitros, já que alguns acumulam funções de campo e videoárbitro. Entre estes, encontram-se cinco árbitros dedicados exclusivamente ao VAR. Desde 2016, o número de vagas cresceu significativamente, aumentando 44%, passando das 31 para as atuais 55.

«A evolução da arbitragem portuguesa é um motivo de grande satisfação para todos nós. O reconhecimento internacional que temos vindo a conquistar é fruto de um esforço coletivo, que inclui a dedicação dos nossos árbitros, a competência dos formadores e o suporte contínuo da Federação Portuguesa de Futebol», afirmou José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, citado pela FPF.

Portugal ocupa ainda o terceiro lugar na Europa em termos de número total de árbitros internacionais (49), sendo superado apenas por Itália (53) e Espanha (51).

«O investimento em formação e a valorização dos nossos profissionais têm sido cruciais para este crescimento. A estratégia do Conselho de Arbitragem tem dado frutos, mesmo num contexto de dificuldades em termos de retenção, onde, ainda assim, temos melhorado essa taxa», acrescentou Fontelas Gomes.