Portugal-Croácia: desforra procura-se
Bruno Fernandes e Modrid discutem lance no jogo de preparação antes do Euro 2024. Foto: Miguel Nunes

Portugal-Croácia: desforra procura-se

NACIONAL05.09.202402:00

Equipa das quinas enfrenta o primeiro teste após a eliminação no Euro 2024 e logo contra um conjunto pelo qual foi derrotado antes de seguir para a Alemanha

Portugal prepara-se para pisar o relvado pela primeira vez desde a eliminação no Euro 2024 ao entrar em campo para enfrentar a Croácia esta quinta-feira às 19.45 horas, num Estádio da Luz esgotado, para dar início ao seu percurso desta edição da Liga das Nações.

A equipa das quinas sabe, todavia, que tem um teste complicado pela frente: foi a Croácia que há cerca de três meses, no Jamor, originou as primeiras inquietações no coração dos portugueses antes de a equipa das quinas seguir viagem para solo germânico.

Na altura, a seleção dos Balcãs dominou a armada portuguesa como há muito não se via, impondo uma derrota por 2-1 que facilmente poderia ter atingido números superiores. O conjunto orientado por Roberto Martínez tentará agora a desforra contra os croatas, o adversário principal na luta pela liderança do Grupo 1 da competição.

Bernardo Silva e Modric discutem um lance no último jogo entre as duas seleções, no Jamor. Foto: Miguel Nunes

Portugal

Primeiro teste para a Seleção depois de ter sido eliminada no desempate por grandes penalidades contra a França nos quartos de final do Euro 2024 e todos os jogadores que foram às conferências de imprensa esta semana deixaram claro que pretendem reconquistar os adeptos e limpar alguma possível desilusão referente ao campeonato europeu. Portugal venceu a primeira edição da Liga das Nações — ao bater os Países Baixos na final — e tentará começar esta edição com uma vitória de forma a aproximar-se do objetivo de ser o primeiro conjunto a levantar o troféu duas vezes.

Roberto Martínez convocou várias caras novas, como Tiago Santos, Renato Veiga e Quenda, sendo que voltou a apostar na chamada de Pedro Gonçalves e Trincão. Por outro lado, o selecionador deixou de poder contar com Pepe, que anunciou o fim da carreira em agosto.

O timoneiro não abriu jogo na conferência de imprensa sobre o onze em que vai apostar, mas deixou indícios de que, uma vez que os dois jogos que Portugal vai realizar (enfrenta a Escócia dia 8) têm apenas 72 horas de diferença, poderão haver diferenças no onze de quinta-feira para domingo.

Onze provável: Diogo Costa; Nélson Semedo, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, Diogo Dalot; João Palhinha, Bruno Fernandes, Vitinha; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Rafael Leão.

O que disse Roberto Martínez, selecionador de Portugal: «Estamos ansiosos por voltar ao campo e vamos encontrar um Portugal cheio de energia e com muita vontade. A Croácia é uma equipa que gosta de ter bola, duas equipas que lutam para ter a bola e o futebol de ataque é sempre um bom jogo para os adeptos. É um Portugal com muita ambição e ansioso de voltar ao campo. Estádio cheio, os adeptos foram incríveis na Alemanha e queremos voltar a dar-lhes alegrias.»

Croácia

Também os croatas entrarão pela primeira vez em campo desde a eliminação no Euro 2024. A equipa treinada por Zlatko Dalic foi eliminada precocemente no campeonato europeu, ao somar uma derrota e dois empates no Grupo B, acabando por não ser nem um dos melhores terceiros lugares, o que daria a qualificação para a fase seguinte.

Ainda assim, e como Roberto Martínez lembrou na conferência de antevisão, a Croácia viu-se afastada da competição por um pequeno grande detalhe: no último jogo que fez, contra a Itália, sofreu o empate aos 90'+8, sendo que, em caso de vitória, teria acabado em segundo lugar do grupo.

Em relação aos convocados, a principal novidade prende-se ao abandono de Brozovic, médio do Al Nassr que anunciou o fim da carreira internacional após o final do Euro 2024. Destaque ainda para a presença do capitão Modric que, aos 38 anos, segue forte na equipa de Zlatko Dalic e falou na antevisão do jogo: «Vamos bater-nos neste estádio icónico e jogar bem contra Portugal. Respeitamos muito Portugal. Todos os jogadores são muito conhecidos, são jogadores de topo nas melhores equipas europeias. Além de Cristiano Ronaldo, Portugal tem também Bernardo Silva, que é um futebolista que gosto muito de ver jogar.»

Croácia a treinar-se para o jogo frente a Portugal, com Modric em destaque. Foto: IMAGO/Pixsell

Onze provável: Livakovic; Stanisic; Sutalo, Pongracic, Gvardiol; Modric, Kovacic, Sucic; Perisic, Kramaric, Pasalic.

O que disse Zlatko Dalic, selecionador da Croácia: «Estou otimista. Acredito na equipa. Temos muita qualidade. Mas temos de ser realistas e ver o que aconteceu nos últimos sete anos. Isso provavelmente não se vai repetir. O nosso principal objetivo é conseguir a qualificação para grandes competições. Como é o caso da Liga das Nações ou do Campeonato do Mundo.»

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer