Selecionador disse que ia «ligar à polícia» e denunciar o ocorrido. Até Mario Balotelli foi contactado
Era suposto ser uma partida, mas acabou por se tornar mais do que isso: Sebastian Gazzarrini e Giovanni Fortunato, do programa televisivo Le Iene, aliaram-se a Edoardo Mecca (personalidade da internet e imitador de vozes) para ligarem a jogadores italianos que não foram convocados por Luciano Spalletti, fazendo-se passar pelo selecionador.
Com Mecca a imitar a voz do treinador, a ideia era apanharem desprevenidos os jogadores que não foram convocados para os jogos de Itália nos quartos de final da Liga das Nações, dizendo-lhes que, afinal, estavam convocados devido a uma lesão de última hora. No final, a máscara caía e a partida era revelada.
Italianos estiveram a perder por 3-0, conseguiram reagir e chegaram ao 3-3, mas não conseguiram assegurar um lugar nas 'meias' da Liga das Nações
Com base num vídeo que o próprio Le Iene publicou, o jornal italiano La Republicca revelou que um dos jogadores contactados foi Mario Balotelli, que percebeu que não estava a falar com Luciano Spalletti... que acabou por falar com os autores da partida.
«Vamos dar este número à polícia, estão a fazer algo que não podem», disse o treinador, acrescentando: «Não me interessa quem vocês são, estão a ligar para os jogadores e a dizerem disparates.»
Selecionador italiano elogiou reação dos comandados depois de estarem a perder por 0-3 ao intervalo frente à Alemanha, mas frisou que saiu desiludido de Dortmund
Alguns dos outros jogadores contactados nesta partida foram Ciro Immobile, Davide Calabria, Jorginho, Armando Izzo, Mattia Perin e Lorenzo Pellegrini.