Pode Mbappé ficar 'encostado' a época inteira? Batalha jurídica à vista

Paris Saint-Germain Pode Mbappé ficar 'encostado' a época inteira? Batalha jurídica à vista

INTERNACIONAL08.08.202318:15

Afastado dos trabalhos do plantel às ordens de Luis Enrique e a treinar-se com o grupo de jogadores que não entra nos planos do PSG para a nova temporada, Kylian Mbappé sabe que enfrenta um agosto complicado, no qual não deverá somar qualquer minuto de competição. 

Não entra nos planos para o jogo do próximo sábado com o Lorient, na que será a estreia do campeão em título na liga francesa, e também deverá falhar os duelos seguintes com Toulouse e Lens.

Mas poderá o PSG arrastar esta situação ao longo da temporada e depois do mercado de transferências de verão encerrar?

Como dá conta o diário AS esta terça-feira, a lei está do lado do avançado francês. Por ora, é lícito que a direção liderada por Nasser Al--Khelaifi esteja a agir da forma como está, colocando Mbappé à parte dos trabalhos do plantel e a trabalhar em horário similar junto dos outros companheiros de equipa riscados dos planos de Luis Enrique, mas esta é situação temporária e não poderá estender-se para além do fecho do mercado, pois existem mecanismos legais aos quais Mbappé poderá recorrer e é dado como adquirido que este irá apelar ao Comité Jurídico da liga francesa, num caso similar ao que ocorreu com Ben Arfa em 2019.

Arfa foi punido por alegadamente ter faltado ao respeito a Nasser Al-Khelaifi e recorreu à justiça, que decidiu a favor do jogador.

O PSG não pode privar Mbappé de competir durante uma temporada inteira apenas por motivos extra-desportivos, ou seja, tendo por base, neste caso, o facto de o avançado rejeitar renovar, o que lhe permitirá sair a custo zero de Paris no próximo verão.

Mas há sempre a possibilidade de Mbappé ser reintegrado nos trabalhos às ordens de Luis Enrique e ficar sistematicamente fora dos convocados. Para já, a manter-se a atual situação, o PSG terá de reintegrar Mbappé nos treinos a partir do dia 3 de setembro. 

Mas irá depois deixar Mbappé encostado a época inteira? Para mais em ano de Jogos Olímpicos e com Mbappé a poder ser um dos dínamos da França em busca do ouro olímpico?

São estes e outros dados que também serão tidos em conta na hora de tomar decisões a sério. Para já prossegue o braço de ferro sem um vencedor claro à vista.