Liga 2: Penafiel regressa aos triunfos com golo de livre direto
Obra de arte de Bruno Pereira, ao minuto 70, quebrou com equilíbrio entre as duas equipas no decorrer de todo o encontro
A jogar fora de portas, o Penafiel venceu este sábado o Mafra, por 1-0, e terminou com um ciclo de quatro derrotas consecutivas.
Sem vencer há quatro jogos, o Penafiel entrou predisposto a dar a volta à crise, mas acabou, após os minutos iniciais, por ser o Mafra a dominar durante o primeiro tempo. Ao minuto 12, Miguel Sousa abriu as hostilidades com um remate cruzado, que, após sofrer um desvio em João Miguel, acabou por ir diretamente para as luvas de Pedro Silva.
Após esta incursão inicial, seguiram-se uns minutos de parada e resposta entre as duas equipas, com esta a ser iniciada pelos penafidelenses através de um perigoso remate de Gabriel Barbosa (21’). Jogada criada e finalizada por Hugo Firmino, com o companheiro de equipa a não conseguir dar o desvio fatal para o 1-0.
Na resposta, Lucas Gabriel (23’) encheu-se de confiança e obrigou Pedro Silva a uma excelente defesa. Invejoso no bom sentido, Adílio (27’) não queria que os mafrenses se ficassem a rir com esta oportunidade, todavia, na hora H, não conseguiu fazer golo, quando estava completamente solto de marcação.
Insistia o Mafra até ao intervalo, mas a equipa, que não teve Jorge Silas no banco por castigo, continuava a pecar no momento da finalização. Nibe, ao minuto 30, recebeu por dentro e, em zona frontal, rematou, com a bola a passar próxima da barra.
Três minutos depois, num lance semelhante, Lucas Gabriel aproveitou o balanço do vento forte que se fazia sentir em Mafra e, num remate traiçoeiro, quase traía Pedro Silva, mas este voltou a brilhar entre os postes.
Na segunda parte, as condições climatéricas não davam tréguas e foi preciso esperar até à hora de jogo para voltar a ver o esférico próximo de uma das balizas. Bom cruzamento de Nibe pela direita e Diogo Almeida (61’), na resposta, cabeceou a rasar o poste.
Para estes segundos 45 minutos, o Penafiel foi-se desinibindo, tendo mais domínio sobre o conjunto da casa, e acabou por chegar ao tento único da partida através de um livre direto: Bruno Pereira (70’) assumiu a cobrança e, com muita classe, colocou a bola no ângulo, sem quaisquer hipóteses para Oláfsson. O lateral-esquerdo não podia pedir uma melhor maneira para se estrear a marcar na Liga 2.
Até ao final do encontro, a falta de critério não permitiu novas oportunidades de golo e o resultado não sofreu alterações.