Primeira vitória de Vasco Faísca e Belenenses aproxima-se do Penafiel
Ricardo Matos celebra o golo marcado com a restante equipa do Belenenses, pela Liga 2 de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Primeira vitória de Vasco Faísca e Belenenses aproxima-se do Penafiel

NACIONAL19.11.202316:19

Azuis do Restelo derrotaram durienses, adversários diretos, e garantiram o primeiro êxito do técnico na Liga 2 desde a sua chegada ao clube

A tarde de domingo iniciava-se com um embate importante pela fuga aos lugares de despromoção, nomeadamente para o Belenenses, que recebia o adversário colocado imediatamente acima na tabela classificativa, o Penafiel. Os durienses chegavam ao Restelo com uma vantagem de cinco pontos, o que fazia aumentar a responsabilidade da equipa da casa, que não acusou o momento e venceu por 2-0.

Um must win game para o Belenenses, que cedo começou a fazer por isso e aos 7 minutos adiantou-se no marcador com jogada bem definida: Filipe Chaby conseguiu aparecer entrelinhas na área contrária e com um toque precioso desmarcou Ricardo Matos, que desviou com sucesso perante a saída do guardião Pedro Silva a seus pés.

O golo belenense constituiu o ponto alto de 25 minutos iniciais pouco interessantes e bem controlados pela equipa local até que o Penafiel conseguiu pegar no jogo e dominar a partir daí, tendo disposto de quatro boas situações para empatar até ao intervalo.

A primeira situação de perigo para os visitantes teve lugar aos 27 minutos, com um remate de Reko que obrigou Guilherme Oliveira a defesa de recurso junto ao poste direito, e menos de um minuto depois Adílio Santos cabeceou em excelente posição, já na pequena área, mas atirou à malha lateral.

O conjunto visitante voltou a estar perto de marcar apenas dez minutos depois e novamente por Adílio, que atirou junto ao poste direito para nova defesa atenta de Guilherme e já perto do intervalo, aos 43’, foi Filipe Cardoso a atirar por cima quando se encontrava solto e em posição de golo na pequena área. 

A configuração da partida ditava domínio promovido pelo Penafiel, mas também potenciado pelo Belenenses, que procurou colocar perigo através do contra-ataque e após o intervalo passou a apresentar uma linha de três centrais, fazendo entrar o maltês Cain Attard para impor maior consistência defensiva a um oponente que voltaria a estar perto do 1-1 aos 60 minutos, não tivesse Guilherme voltado a estar em evidência a desviar para o travessão um cabeceamento prometedor de João Miguel.

A equipa nortenha foi perdendo clarividência com o passar dos minutos e as substituições operadas traziam efeitos positivos aos azuis do Restelo, que não só afastarem a pressão como a terem alguns bom momentos com bola, transportando assim a vantagem mínima para os minutos finais e… até apontou o golo da tranquilidade, a segundos do apito final (90+6 minutos) graças a uma transição que permitiu a Tiago Manso soltar-se pela direita e servir Maxuel para este atirar para a baliza deserta.

O 2-0 consumou a primeira de Vasco Faísca no comando técnico do Belenenses e logo perante um adversário direto, permitindo uma importante aproximação na tabela classificativa. Com o triunfo alcançado, o emblema do Restelo passou a somar nove pontos, mantém a penúltima posição na tabela… mas agora a apenas dois pontos do Penafiel, que acabou de derrotar, e também de Académico de Viseu e Benfica B, que apenas realizam os respetivos encontros respeitantes à 11.ª jornada no próximo sábado.