Santa Clara, à boleia de Pedro Pacheco, garante vitória em Penafiel
Açorianos vencem graças ao bis do defesa-central e continuam sem perder fora esta época; Vinicius foi expulso aos 40 minutos
O Santa Clara venceu este domingo o Penafiel fora, por 2-1, e permanece na liderança da Liga 2, depois de ter estado a jogar com 10 elementos desde o minuto 40.
Foi com o estatuto de ser a única equipa sem perder fora de portas que o Santa Clara chegou ao Municipal 25 de Abril e, como líder que é, mostrou-se mandão, não concedendo espaços ao Penafiel. Paulo Henrique, aos 15 minutos, podia ter aberto as hostilidades, mas, na sequência de um canto, acabou por atirar ao lado do poste direito.
Com o domínio do encontro, o atual líder acabou mesmo por chegar ao primeiro golo no jogo, por intermédio de Pedro Pacheco, também, de pontapé de canto. Bola batida pela esquerda, o companheiro de posição, Luís Rocha, desvia no coração da área para o segundo poste, onde só foi preciso encostar para o 1-0, ao minuto 27.
Depois do golo, os açorianos continuaram por cima do encontro até ao momento em que foram traídos pela abordagem de Vinicius. O árbitro mostrou-se perentório e, depois de uma entrada impetuosa fora de tempo em que acertou um pontapé no guarda-redes penafidelense, mostrou o cartão vermelho ao extremo, ao minuto 40.
Como um azar nunca vem só, quatro minutos depois da expulsão, Lucas Soares teve uma abordagem infantil a um lance dentro da área açoriana e cometeu grande penalidade. Na marca dos onze metros, bola foi para um lado, Gabriel Batista para o outro e Robinho restabeleceu o empate.
O Penafiel chegava ao empate, depois de não ter efetuado nenhum remate enquadrado no primeiro tempo.
Nos segundos 45 minutos, o Penafiel começou a tirar proveito da vantagem numérica, todavia, nem João Oliveira (50’) - que obrigou Gabriel Batista a brilhar entre os postes- nem Rúben Pereira (51’) tiveram a frieza necessária para fazer a reviravolta na partida.
Pouca a pouco, a muralha defensiva que se ergueu atrás do meio-campo do Santa Clara foi ganhando confiança e reconquistando metros aos visitados. Klismahn, à chegada do minuto 70, dispôs da primeira grande oportunidade dos açorianos na segunda parte, mas não deu o melhor desfecho ao cruzamento de Safira, pelo lado esquerdo, e permitiu que o guardião do Penafiel pudesse brilhar.
A cinco minutos do fim, Pedro Pacheco mostrou que só ele é que poderia ser o eleito melhor em campo e, de cabeça, recolocou o líder da Liga 2 na vantagem do marcador. Livre direto cobrado pelo recém-entrado Bruno Almeida a ir direto ao segundo poste, onde, de novo, estava o central de 27 para garantir os três pontos da sua equipa. No último minuto, Rafael Martins atirou em cheio à trave adversária e o resultado acabou por não sofrer alterações.
Com este resultado, o Santa Clara mantém-se no primeiro lugar da competição e coloca pressão no Aves SAD, que só joga esta segunda-feira, diante do Vilaverdense. Por outro lado, o Penafiel passa a registar o terceiro jogo consecutivo sem vencer.