Paulo Sérgio: «Faz todo o sentido o Hélio Varela ficar»
Paulo Sérgio. Foto: LUÍS FORRA/LUSA

Paulo Sérgio: «Faz todo o sentido o Hélio Varela ficar»

NACIONAL06.01.202414:00

Treinador apoia decisão do jogador em renunciar à participação na fase final do CAN, pela seleção de Cabo Verde; Tamble Monteiro convocado para o jogo deste domingo, com o Rio Ave.

Na antevisão ao jogo com o Rio Ave, que se disputa neste domingo, às 18:00h, em Vila do Conde, Paulo Sérgio abordou a renuncia de Hélio Varela à seleção de Cabo Verde, que prepara a participação na fase final do CAN, que começa no dia 13 deste mês, na Costa do Marfim. «O Hélio (Varela) não voltou, ele nunca saiu, esteve sempre aqui connosco. Ele tem um orgulho enorme em representar a seleção do país dele, mas neste momento, que é um momento importante na carreira dele e não sendo um titular absoluto na equipa de Cabo Verde, concordo com ele, acho que faz todo o sentido ele ficar, tem muitos anos à frente para fazer carreira na seleção, se for essa a intenção das pessoas», concordou o treinador do Portimonense, com a decisão do extremo. 

«O adversário tem tido as suas dificuldades, como temos tido todos. O campeonato, do 6.º/7.ª lugar para baixo, parece que vai começar agora. Já houve momentos bons para uns, menos bons noutra altura para outros, mas no fundo, e tirando do 6.º lugar para cima, estamos todos a travar as mesmas lutas. Há uns com mais armas que outros, mas estamos todos ali, muito equiparados em termos classificativos. Como eu já disse, vai ser campeonato muito difícil e duro e daí também a Administração estar a fazer o seu esforço para nos municiar de mais alguns elementos. Nem quando os adversários estão nesses tais momentos menos bons, lhes retira a qualidade que têm e nós sabemos a qualidade do Rio Ave, como nos outros oponentes. Portanto, temos que estar preparados para mais uma tarde difícil e de trabalho árduo, de muita concentração, mas também de muita coragem e muita confiança. Aquilo que nos propomos sempre, umas vezes conseguimos melhor, outras nem tanto, é ir a Vila do Conde competir pelos pontos, à procura do melhor resultado possível, reconhecendo essa mesma qualidade ao adversário.», referiu Paulo Sérgio sobre o jogo com o Rio Ave.

Tamble Monteiro, avançado contratado nesta semana ao Felgueiras, poderá estrear-se diante do Rio Ave. «Ele está convocado, vinha jogando. E vai ter o seu tempo, o seu espaço. É sabido que o Portimonense dá muitas oportunidades à malta jovem, é esta a política da Administração e eu tento tirar o melhor partido deles sem pressão, sem pôr nenhum peso extra nos ombros. Mas se está aqui é porque confiamos nele e as oportunidades não são dadas, são conquistadas com trabalho, qualidade e inteligência. Esse é o caminho dele e dos outros, nós estaremos cá para tentar encaminhar, tentar polir e fazer evoluir. Depois a atitude de cada um faz com que tenham mais ou menos oportunidades, naquilo que é o empenho, o entender coletivo e a responsabilidade coletiva. Essas oportunidades são conquistadas, isso ontem foi-lhe bem explicado já por mim e estamos aí para trabalhar com mais um elemento e esperemos que tenha sucesso, é bom sinal para todos», vincou o treinador, que em Vila do Conde não vai poder contar com o médio Maurício, em fase final de recuperação de uma lesão muscular.