Parabéns, Toni: as mensagens de outras lendas do Benfica
Toni, ao lado de Filipovic, na gala do 120.º aniversário do Benfica (Miguel Nunes)

Parabéns, Toni: as mensagens de outras lendas do Benfica

Antigo jogador, treinador e dirigente faz 78 anos esta segunda-feira

Por ocasião do 78.º aniversário de Toni, a BTV emitiu uma entrevista com o antigo jogador, treinador e dirigente do Benfica, que foi também agraciado com mensagens de parabéns de outras lendas do clube.

ANTÓNIO BASTOS LOPES

Toni do Benfica. Parabéns, António, que venham muito mais anos!

ANTÓNIO VELOSO

Quero endereçar os meus parabéns, que tenha muita saúde e que nos continuemos a ver!

CARLOS MANUEL

Sem dúvida uma das maiores referências do Benfica, o seu amor, o seu profissionalismo, a sua dignidade foi sempre posta em prol do Benfica.

Toni com Carlos Manuel (Rui Raimundo)

FILIPOVIC

Que passe estes anos com muita saúde, o mais importante na nossa idade. És sempre jovem, com o teu espírito, vai ser uma vida ainda mais fácil para ti!

HUMBERTO COELHO

Parabéns por celebrar mais um dia festivo e um trajeto com grande amizade. O futebol é isto, o que a vida nos proporcionou.

Humberto Coelho e Toni em 1973 (A BOLA)

ISAÍAS

Continua com essa personalidade, essa pessoa maravilhosa que é. Tu mereces, fizeste por ser a pessoa que és. Agradeço o que representas para o nosso grande clube! Tive o privilégio de ser treinado por ti no meu primeiro ano no Benfica, tenho muitas recordações tuas. Pessoa simples e humilde, que vive o Benfica. Muito obrigado, mister, que Deus te abençoe. Um beijo grande no teu coração, mereces.

RICARDO GOMES

Grande mister, sou muito grato pela aprendizagem. Saúde e muitas vitórias do Benfica!

RUI ÁGUAS

Quando se fala de Toni fala-se de uma pessoa especial, de quem as pessoas gostam. Pela carreira que fez e uma série de funções como adjunto, treinador principal, mas o que fica e ficará para mim é a sua pessoa, a sua alegria e simpatia.

JESUALDO FERREIRA

Eu e o Toni conhecemo-nos ainda jovens e voltámos a encontrar-nos no Benfica. O Toni estava em fim de carreira, preparava-se para ser treinador-adjunto e a verdade é que… havia treinos e dias e momentos em que ele aparecia e conversávamos. Havia uma empatia muito grande entre os dois e isso acabou por me empurrar pela sua influência e a verdade é que quando o Toni foi indicado para treinador principal, perguntou-me, pediu-me para ser adjunto dele, e eu disse que sim. Fomos capazes de criar, em situações difíceis para o Benfica, situações de estabilidade. Há uma grande amizade entre nós e outro sentimento que tenho, de gratidão. A minha gratidão para com o Toni tem a ver com a forma como ele melhorou a minha carreira. A minha amizade com Toni tem muitos anos e a gratidão também. Não nos vemos há algum tempo, mas a verdade é que, Toni, vais fazer 78, eu já os fiz, por muito que corras e ainda vais correr, já não me vais agarrar! Feliz aniversário.

Jesualdo Ferreira e Toni em 1993, no Benfica (A BOLA)

JOÃO ALVES

Foste um dos meus companheiros prediletos quando joguei futebol, sou teu admirador pela tua maneira de ser, postura, trabalho que fizeste como treinador… quando precisar de fazer um discurso vou recorrer a ti, foste o melhor orador que ouvi, homem de futebol.

JOÃO VIEIRA PINTO

Tomara chegar a essa idade como você está. Você significa muito para mim, falar de si não é fácil, porque as palavras nunca vão exprimir o verdadeiro sentimento que tenho por si, a admiração, respeito por todos os momentos que vivemos juntos, pelo percurso de cada um de nós. Deve ser das poucas pessoas que é unânime no futebol português, todos o admiram e respeitam. Além da experiência e da sua sabedoria no futebol, as pessoas respeitam porque sabem que o Toni é uma pessoa séria, que sempre disse o que pensava, que nunca escondeu os sentimentos e muito genuíno.

João Pinto e Toni no Jamor (A BOLA)

JOSÉ HENRIQUE

Um miúdo que chegou em 1968 vindo da Académica e conseguiu entrar logo na equipa. Falar de Toni é fácil!

PEDRO MANTORRAS

Tive o privilégio de ser treinado por ti no meu primeiro ano no Benfica, tenho muitas recordações tuas. Pessoa simples e humilde, que vive o Benfica. Muito obrigado, mister, que Deus te abençoe. Um beijo grande no teu coração, mereces.

SHÉU

Falar do Toni é falar da história do Benfica dos últimos 50 anos. Trata-se de alguém que transporta um carisma e forma de estar distinto. A sua capacidade de análise, a sua honestidade, a sua generosidade marca-nos sempre, particularmente para mim significa alguém que todos os dias me fornece conteúdo para vivermos melhor essa ligação que temos com o clube. Além dos resultados, é uma referência, alguém que está aqui ao lado e que sempre serviu de exemplo.

Toni e Shéu em 1993 (A BOLA)

SILVINO

Marcou-me muito não só como profissional, mas também como homem. Não me esquecerei dos anos em que estive no Benfica, mas já nos conhecemos há 46 anos. É um prazer enorme ser seu amigo e você tem aqui um amigo para o resto da vida

VALDO

Falar desse senhor é um prazer muito grande e um privilégio que não é para todos. Foi um dos melhores treinadores que tive. Como digo, é o meu paizão branco. Um grande amigo e tenho o prazer de lhe chamar professor, ensinou-me muita coisa. As minhas grandes taças são as amizades que consegui fazer ao longo da minha carreira e, com certeza, o meu professor Toni é um dos grandes troféus que tenho, não na carreira, mas na vida. Forte abraço do neguinho brasileiro que o ama muito.

VÍTOR PANEIRA

Será sempre uma pessoa especial. Marcaste a minha carreira como futebolista, foste um grande treinador, um dos maiores que tive na carreira. Desejo-te 78 anos de grande felicidade de grande felicidade, junto a tua família. Para sempre benfiquista de grande coração.

ANTÓNIO OLIVEIRA (FILHO)

Estamos aqui para partilhar o teu 78º aniversário e queria que prometesses que para o ano estaremos aqui juntos para celebrarmos mais um ano de vida. Sabes o que representas para nós e para muita gente. Beijinho grande e dia muito feliz.

Toni com o filho, em 1988 (A BOLA)
Toni com o filho em 2020 (foto: André Alves)
Tags: