Otávio referenciado no Sporting
Otávio tem sido uma das grandes revelações do Famalicão. (Foto: IMAGO AVANT SPORTS)

Otávio referenciado no Sporting

NACIONAL11.12.202308:30

Leões seguem de perto o central do Famalicão; ausência de Diomande em janeiro, assédio ao marfinense e a Gonçalo Inácio e lesão de St. Juste aceleram ida ao mercado por um defesa

O central do Famalicão Otávio, 21 anos, está referenciado pelo Sporting, numa altura em que a administração do clube de Alvalade procura reforçar o plantel com um jogador para a linha de três defesas que habitualmente Rúben Amorim utiliza. O brasileiro, que chegou a Portugal há pouco menos de um ano, na janela de inverno de 2023, tem-se destacado pelos minhotos e desperta a atenção de vários clubes, entre eles o Sporting, que está prestes a decidir o alvo que vai atacar para a defesa neste mercado de inverno.

Otávio começou a formação no Internacional de Porto Alegre, de onde se transferiu para o Flamengo, ainda com idade de juvenil. Em 2022 passou pelo Sampaio Corrêa, por empréstimo, mas voltou ao Mengão, para os sub-20. Foi em janeiro de 2023 que rumou ao Famalicão, também por empréstimo do clube do Rio de Janeiro, tendo o emblema minhoto adquirido o seu passe no verão passado, por 500 mil euros. Esta época participou já em 13 jogos e marcou dois golos.

Otávio encaixa no perfil que os leões tinham pensado para o reforço da defesa. Um central esquerdino, capaz de acautelar a saída de Gonçalo Inácio, muito cobiçado no mercado, mesmo para a janela de inverno, mas sempre com saída apenas pelo valor da cláusula de rescisão: 60 milhões de euros. 

Otávio com Gyokeres, no jogo com o Sporting em Alvalade. IMAGO/AVANTSPORTS

A urgência na contratação de um central aumentou entretanto, não apenas porque Diomande vai participar no CAN mas também porque o assédio, como com Gonçalo Inácio, começa a ganhar proporções maiores e os clubes, da Premier League, estão todos capacitados para chegar aos 80 milhões da cláusula do marfinense. E também porque entorse no tornozelo esquerdo tira St. Juste dos planos até pelo menos ao início de 2024. Esta lesão acaba por fazer a procura alargar para lá de um esquerdino — ainda assim a prioridade leonina continua para a ser para esquerda —, até porque para o lado direito sobram agora apenas o veterano Luís Neto e o jovem Eduardo Quaresma.

Para o lado esquerdo do trio, além de Gonçalo Inácio, há Matheus Reis, e pode então haver reforço. Otávio é um dos jogadores referenciados, resta saber se a administração sportinguista decide avançar para o brasileiro que tem dado nas vista ao serviço do Famalicão.

Diomande... basquetebol

Esta temporada Otávio já foi protagonista de uma troca de galhardetes com um jogador... do Sporting. Quando Diomande ganhou o prémio de melhor defesa da Liga em setembro, o central do Famalicão não concordou com a distinção do leão e reagiu com um comentário na publicação da Liga nas redes sociais. «Jogo basquetebol?», perguntou. O marfinense acabou por responder, igualmente com publicação nas redes sociais, dirigida a Otávio Ataíde, com imagem de um jogador de basquetebol vestido com o equipamento da seleção da Costa do Marfim: «No futebol já fui o defesa do mês, para outubro talvez tente qualquer coisa diferente», escreveu o jovem defesa dos verdes e brancos, em tom de brincadeira.

Insultos racista

Otávio viu também esta temporada o Sporting colocar-se ao seu lado, no apoio contra mensagens racistas e xenófobas que recebeu nas redes sociais, precisamente depois do jogo com os leões, em Alvalade. «Apoiamos Otávio Ataíde. E apoiamos todos os milhões de pessoas que são diariamente visados de igual ou semelhante forma. Mas vamos mais longe: apelamos a todos os que, tal como neste caso, se juntaram e levantaram a voz, que o façam sempre, e assumam esta luta diária e constante. Os casos são muitos e recorrentes, sobretudo nas redes sociais onde quem ofende se esconde cobardemente por trás de um teclado. Mas não se esgotam no mundo digital, nem no mundo do desporto.»

Médio também na agenda

Além de um defesa-central, a administração do Sporting está no mercado por um médio. Porque no meio-campo há apenas Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Dário Essugo (empréstimo pode acontecer) e Morita, com o japonês a ir para a Taça Asiática em janeiro.