0 seconds of 7 minutes, 0Volume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
CONFERENCIA-RUI BORGES - Quenda E Geny Nas Alas
03:17
00:00
07:00
07:00
 

Osasuna contesta jogo com Barcelona devido à utilização «indevida» de jogador

INTERNACIONAL28.03.202514:27

Emblema de Pamplona apresentou recurso e afirmou que Iñigo Martínez não podia ter participado na partida, mencionando uma regra da FIFA

Tal como foi noticiado pelo jornal Marca, o Osasuna apresentou mesmo um recurso e protestou o jogo com o Barcelona, que terminou com uma derrota por 0-3 e que tinha sido adiado para esta quinta-feira, após a morte do médico da equipa catalã.

O emblema de Pamplona afirmou que o adversário violou uma regra da FIFA e que não podia ter lançado Iñigo Martínez a jogo, isto após ele se ter lesionado e ter sido dispensado da seleção, antes do duplo confronto com os Países Baixos na Liga das Nações.

«O clube entende que a participação de Iñigo Martínez no jogo de ontem violou o artigo 5.º do Anexo I do Regulamento da FIFA sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores, que especifica que um jogador que não se junte ou abandone a sua seleção nacional por razões médicas não pode disputar jogos pelo seu clube durante cinco dias de calendário após o final do período internacional», escreveram.

O último jogo de Espanha foi no dia 23 de março e este encontro em atraso da 27.ª jornada da LaLiga realizou-se quatro dias depois, o que motivou ao Osasuna fazer este comunicado.

«No entanto, o Club Atlético Osasuna sabe que Iñigo Martínez, cuja não comparência com a seleção espanhola se limitou a uma baixa médica, não podia jogar o jogo de ontem, de acordo com os regulamentos da FIFA. Perante este facto, o clube decidiu apresentar um recurso por alinhamento indevido em defesa dos seus direitos, da equidade da competição e da igualdade de todos os participantes», finalizaram, esperando uma decisão.

Comunicado na íntegra:

O Club Atlético Osasuna apresentou hoje um recurso ao Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol por alinhamento indevido do Fútbol Club Barcelona no jogo de ontem à noite no estádio Lluís Companys. O clube entende que a participação de Iñigo Martínez no jogo de ontem violou o artigo 5.º do Anexo I do Regulamento da FIFA sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores, que especifica que um jogador que não se junte ou abandone a sua seleção nacional por razões médicas não pode disputar jogos pelo seu clube durante cinco dias de calendário após o final do período internacional.

Em 17 de março, a Real Federação Espanhola de Futebol publicou nos seus canais de comunicação que o jogador Iñigo Martínez tinha sido retirado do plantel por razões médicas, especificamente por 'parameniscite interna no joelho direito, tal como consta do relatório recebido do FC Barcelona'. De igual modo, no mesmo dia, Marc Casadó e Bryan Zaragoza foram igualmente afastados da seleção espanhola por razões médicas, sendo este último o único jogador que se juntou ao estágio da seleção espanhola para ser avaliado pelos seus serviços médicos. É evidente que, em conformidade com o Regulamento da FIFA acima mencionado, nenhum destes jogadores podia participar no jogo de ontem, correspondente à 27ª jornada da LaLiga EA Sports, uma vez que os prazos estabelecidos pelo Regulamento não tinham sido cumpridos.

Sendo uma baixa médica a justificação para o cancelamento, como foi comunicado pela própria RFEF, o Club Atlético Osasuna entende que este caso não pode ser abrangido por qualquer situação excecional que torne o Regulamento da FIFA não aplicável. O clube navarro considera que a dispensa dos jogadores Gerard Martín, Pablo Torre e Fermín López do seu segundo compromisso com a seleção espanhola de sub-21 é um caso diferente, uma vez que a sua desmarcação não foi justificada por uma razão médica.

No entanto, o Club Atlético Osasuna sabe que Iñigo Martínez, cuja não comparência com a seleção espanhola se limitou a uma baixa médica, não podia jogar o jogo de ontem, de acordo com os regulamentos da FIFA. Perante este facto, o clube navarro decidiu apresentar um recurso por alinhamento indevido em defesa dos seus direitos, da equidade da competição e da igualdade de todos os participantes.

Sugestão de vídeo:

Francês participou nos últimos 90 jogos de Barcelona e França, praticamente todos a titular na lateral-direita, e esta época leva três golos e oito assistências. #DAZNLaLiga e #DAZNChampions
0 seconds of 6 minutes, 40 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
CONFERENCIA-RUI BORGES - Quenda E Geny Nas Alas
03:17
00:00
06:40
06:40