Os maiores goleadores em fases finais do Euro

Euro 2024 Os maiores goleadores em fases finais do Euro

INTERNACIONAL12.06.202412:30

Sabe quem são os melhores goleadores em fases finais do Euro? Neste artigo vamos apresentá-los

Aproximamo-nos a passos largos para mais uma edição do Campeonato Europeu de futebol, ou só Euro, para os mais chegados. Este ano, a Alemanha vai receber, pela segunda vez na sua história (a primeira enquanto país unificado), uma fase final de um Euro tratando-se da 17.ª edição da competição.

Sendo o futebol um desporto em que a regra máxima diz-nos que, numa partida, vence quem marcar mais golos, nada mais justo do que listarmos os atletas que mais vezes fizeram o gosto ao pé ao longo da história do Euro.

1.º- Cristiano Ronaldo (14)

O atual maior goleador em fases finais de Euros é Cristiano Ronaldo, com 14 golos. O CR7, que à data era CR17, começou a escrever o seu nome na lista de goleadores no Euro 2004, o primeiro em que participou.

Com apenas 19 anos, Ronaldo saltou do banco no jogo inaugural do Euro 2004, em Portugal e fez o golo da seleção nacional na derrota por 2-1 contra a Grécia. Nesse Euro, Cristiano Ronaldo apontou mais um golo, contra os Países Baixos (2-1), nas meias-finais.

A partir daí, o internacional português começou a ser presença assídua nos Euros, tendo correspondido em todos eles. Em 2008, na Suíça e Áustria, Ronaldo marcou apenas uma vez, na vitória contra a República Checa (3-1) na fase de grupos.

Em 2012, na Ucrânia e Polónia, bisou na vitória contra os Países Baixos (2-1), na fase de grupos. Nos quartos de final, Ronaldo fechou a conta pessoal com mais um golo, contra a República Checa (1-0).

Em 2016, esse ano de tão boas memórias para Portugal, em França, Cristiano Ronaldo marcou, novamente, três golos. A conta foi aberta com um bis no empate contra a Hungria (3-3), na fase de grupos e fechada na meia-final, contra o País de Gales (2-0).

2021 foi o melhor Euro de Cristiano Ronaldo em termos individuais. Apesar da eliminação precoce de Portugal nos oitavos de final, frente à Bélgica, o internacional português recebeu como consolação o prémio de melhor marcador desse torneio. Foram, ao todo, 5 golos para Ronaldo, todos eles marcados na fase de grupos: bis contra a Hungria (3-0), um golo na derrota contra a Alemanha (2-4) e outro bis contra a França (2-2).

2.º- Michel Platini (9)

O segundo lugar é curioso. Michel Platini é o segundo melhor marcador em fases finais do Euro, o que é bastante impressionante dado que é o único jogador do pódio que não jogava na posição de avançado. O médio francês apontou um total de 9 golos numa única edição.

Foi isso mesmo que acabou de ler, Michel Platini marcou 9 golos exclusivamente no Euro 1984, sediado e vencido pela França. Vale a pena realçar que este foi o único Euro no qual participou.

Platini conseguiu a incrível proeza de marcar em todos os jogos da seleção gaulesa nessa competição. O médio começou logo na vitória contra a Dinamarca (1-0), no jogo inaugural. Ainda na fase de grupos, marcou um hat-trick nas duas partidas seguintes, nas vitórias contra a Bélgica (5-0) e contra a Jugoslávia (3-2).

Nas meias-finais, a vítima foi Portugal. Platini balançou mais uma vez as redes e foi dele o golo que deu a vitória, no prolongamento, aos franceses (3-2) contra a seleção nacional.

O pleno de golos foi conseguido na final contra a Espanha. Platini abriu o marcador num jogo que terminou 2-0 e fixou os 9 golos da conta pessoal, Além de levantar o troféu, o lendário médio francês tornou-se o melhor marcador desse torneio e, até hoje, o jogador que mais marcou numa única edição do Euro.

3.º- Alan Shearer e Antoine Griezmann (7)

O terceiro lugar do pódio, até à data, é partilhado por dois jogadores. O inglês Alan Shearer e o francês Antoine Griezmann. Shearer já pendurou as botas, por isso, Griezmann tem no Euro 2024 a possibilidade de reclamar só para si a medalha de bronze. Ambos têm 7 golos marcados nas fases finais da prova.

Em 1996, a jogar em casa, ainda que a seleção inglesa tenha ficado pelas meias-finais, Shearer, ponta de lança do Newcastle, foi o melhor marcador do torneio, com 5 golos. No Euro seguinte, em 2000, na Bélgica e Países Baixos, Shearer ainda deu um ar de sua graça ao marcar dois golos, mas a Inglaterra não conseguiu passar da fase de grupos.

A conta pessoal de Griezmann foi, maioritariamente, construída no Euro 2016, em França. Numa história que acaba por ter contornos semelhantes à de Shearer, a jogar em casa, Griezmann não conseguiu erguer o troféu, mas foi o goleador máximo desse torneio com 6 golos. No Euro de 2021, o segundo em que participou, Griezmann marcou apenas uma vez, na fase de grupos, contra a Hungria (1-1).

Menções honrosas:

O pódio está concluído, mas isso não quer dizer que não existam jogadores que não mereçam uma menção honrosa. O 4.º lugar dos melhores marcadores em fases finais de Euro é partilhado por 8 jogadores! Todos eles têm 6 golos na conta e há um português pelo meio.