Marco Leite é o escolhido pelo emblema de Oliveira de Azeméis; primeira experiência 'a solo' num contexto profissional; currículo assinalável ao longo de mais de duas décadas
Marco Leite vai ser o treinador da Oliveirense em 2024/2025, sabe A BOLA.
O técnico, de 50 anos, foi o escolhido pelos dirigentes do emblema de Oliveira de Azeméis para assumir o cargo - será o sucessor de Ricardo Chéu - e a oficialização deve surgir nos próximos dias.
Esta será a estreia a solo de Marco Leite no contexto profissional - já liderou uma equipa, no caso o Farense, mas no contexto de sub-23 -, mas o treinador tem no seu currículo uma vasta experiência enquanto adjunto, nomeadamente como braço-direito de Jorge Costa, nome que acompanhou durante vários anos.
Acompanhe todas as transferências na nossa lista de mercado
Já depois de uma passagem pelos escalões de formação do FC Porto, Marco Leite trabalhou em clubes como Chaves, Dragões Sandinenses, Gil Vicente, Naval, Paços de Ferreira, Académica, Cluj e Gaz Metan (ambos da Roménia), AEL Limassol e Anorthosis (ambos de Chipre), Sfaxien (Tunísia), Arouca, Tours (França), Mumbai (Índia), Académico de Viseu e Aves SAD. O vasto percurso, acrescente-se, contempla ainda uma passagem pela seleção do Gabão.
Chegou, então, a hora de Marco Leite abraçar uma experiência no comando técnico de uma equipa no contexto profissional, neste caso, a Oliveirense, que na próxima temporada voltará a militar na Liga 2. Na época que agora finda, recorde-se, o técnico fez parte da equipa liderada por Jorge Costa que comandou o Aves SAD ao principal escalão do futebol português. O antigo internacional português, já se sabe, rumou ao FC Porto, para fazer parte da estrutura para o futebol preconizada pela nova SAD portista e Marco Leite vai dar continuidade à sua carreira nos bancos... agora como chefe de equipa.
Clube fundado em 2023, resultado da renomeação do Vilafranquense e apropriação das infraestruturas do CD Aves, estreou-se esta época na Liga 2. Na próxima, vai estar entre os grandes do futebol português