Técnico está de regresso ao «clube do qual é adepto e sócio desde o berço» e assina por duas temporadas; volta a uma casa que conhece bem e onde também trabalha o pai, Fernando Brandão, técnico de equipamentos também conhecido por Moreno
O FC Porto oficializou, ao final da manhã deste sábado, a chegada de João Brandão para o comando técnico da equipa B.
O treinador, de 41 anos, está de regresso ao emblema azul e branco depois de vários anos enquanto adjunto de Luís Castro (também ele um antigo técnico dos dragões) e assume, agora, a liderança da formação secundária dos portistas.
Novo treinador da equipa B portista não esquece um dos seus 'mentores'; trabalharam juntos nos azuis e brancos, no Shakhtar Donetsk, no Al-Duhail, no Botafogo e no Al Nassr
«João Brandão é o homem escolhido para orientar o FC Porto B em 2024/25. Aos 41 anos, o treinador deixou a equipa técnica de Luís Castro no Al Nassr para rubricar um contrato válido até 2026 com o clube do qual é adepto e sócio desde o berço e que já representou durante uma década, em dois momentos distintos», pode ler-se no anúncio oficial feito pelo FC Porto.
Na mesma nota, os dragões assinalam ainda as ligações familiares de João Brandão ao clube, nomeadamente devido ao facto de o seu progenitor ser uma figura dos azuis e brancos: «Criado em Miragaia, no coração da cidade do Porto, e filho do técnico de equipamentos Fernando Brandão - conhecido nos corredores do Dragão como Moreno -, um histórico colaborador do clube, o novo homem do leme dos bês azuis e brancos cedo começou a acompanhar o pai e a conhecer o balneário da equipa, onde privou com muitas referências, o que cimentou ainda mais o seu portismo. Foi, por isso, com toda a naturalidade que se dedicou ao futebol.»
Acompanhe todas as transferências na nossa lista de mercado
Já depois de escalpelizar o percurso que João Brandão tem vindo a trilhar ao longo da sua carreira, a missiva do FC Porto ressalva ainda as competências técnicas do novo homem do leme dos jovens dragões e salienta o facto de este ter tirado o curso de nível III com Vítor Bruno, o nome escolhido pela SAD liderada por André Villas-Boas para assumir o comando da equipa principal.
«João Brandão regressa agora ao FC Porto com a responsabilidade de orientar um plantel que terminou no décimo lugar da passada edição da segunda liga. Fascinado pelas componentes metodológicas do treino e pelas vertentes táticas e estratégicas do jogo, orientou vários atletas notáveis do clube de diversas gerações: numa primeira fase, treinou Ukra e Castro; mais tarde, comandou André Silva e José Sá e, mais recentemente, Diogo Costa, Fábio Vieira e Vitinha. O portismo autêntico do treinador, o seu histórico de trabalho realizado ao serviço do clube e a experiência que acumulou ao lado de grandes nomes em diversas ligas, aliados à forte ligação pessoal e profissional que desenvolveu com Vítor Bruno - com quem fez um curso de nível 3 - e o nível de exigência que partilham, trazem grandes certezas quanto ao futuro da equipa B do FC Porto. Para além das vitórias que conquistarão, muitos serão os jogadores que num futuro próximo poderão mostrar-se capazes de integrar os plantéis da equipa principal, pode ler-se.