FC Porto: na hora do regresso ao dragão, João Brandão homenageia Luís Castro
Novo técnico da equipa B dos dragões agradece a um dos seus 'mestres'. (Foto: PEDRO BENAVENTE/ASF)

FC Porto: na hora do regresso ao dragão, João Brandão homenageia Luís Castro

NACIONAL29.06.202411:42

Novo treinador da equipa B portista não esquece um dos seus 'mentores'; trabalharam juntos nos azuis e brancos, no Shakhtar Donetsk, no Al-Duhail, no Botafogo e no Al Nassr

A poucas horas de regressar, oficialmente, ao trabalho no FC Porto - inicia segunda-feira os comandos da equipa B -, João Brandão fez questão de homenagear publicamente Luís Castro, técnico com quem trabalhou durante vários anos.

Quando Luís Castro assumiu a coordenação dos escalões de formação portista, em 2006, João Brandão já estava integrado na estrutura azul e branca, como adjunto dos sub-17, pelo que, a partir dessa altura ambos coabitaram no emblema portista.

A ligação acabaria por ser interrompida quando João Brandão rumou à Académica, na época 2011/2012, para ser adjunto de Pedro Emanuel (caminhada que culminou com a brilhante conquista da Taça de Portugal) - parceria que se manteve até 2014/2015 e que se estendeu da Briosa até ao Arouca -, mas em 2015/2016 João Brandão regressaria à Invicta para ser um dos elementos da equipa técnica liderada por Luís Castro no FC Porto B, num ano que culminou com a conquista do título da Liga 2. Castro rumaria, na temporada seguinte, ao Rio Ave - seguindo, depois, para o Chaves e para o Vitória de Guimarães -, mas João Brandão manteve-se nos azuis e brancos, tanto nos sub-19 como na equipa B.

João Brandão era adjunto de Pedro Emanuel quando a Briosa venceu a Taça de Portugal

O reencontro entre os dois deu-se na época 2019/2020, quando Luís Castro levou João Brandão para a aventura na Ucrânia, ao serviço do Shakhtar Donetsk - sagraram campeões ucranianos - tendo seguimento nos anos seguintes: Al-Duhail (Catar) - venceram a Emir Cup -, Botafogo (Brasil) e Al Nassr (Arábia Saudita). Porém, o futuro próximo será em contextos diferentes, uma vez que Luís Castro vai continuar a orientar a equipa saudita, onde pontifica Cristiano Ronaldo e o antigo jogador do FC Porto, Otávio, e João Brandão regressa a Portugal para assumir os destinos da equipa B dos azuis e brancos.

Luís Castro e João Brandão com a restante estrutura técnica que guiou o Shakhtar Donestk à conquista do título ucraniano na época 2019/2020. (Foto: João Brandão/Facebook)

Na hora da despedida, e através de uma mensagem publicada nas suas redes sociais, na manhã deste sábado, João Brandão não esqueceu quem com tanto aprendeu. «Obrigado Mister. Muitos anos de partilha, vivências e emoções. A força de uma equipa técnica está na sua competência, diversidade e cumplicidade. Com o Mister entendi a profundidade da palavra respeito e honestidade. Grato pela amizade de quase duas décadas e por todas as experiências e aprendizagens inesquecíveis», pode ler-se na nota do novo treinador do FC Porto B, que está ilustrada com uma foto de ambos em clima de perfeita harmonia e felicidade.