FC Copenhaga Oficial: do Championship à Champions
O avançado internacional norueguês (52 jogos, nove golos) Mohamed Elyounoussi, de 28 anos, foi esta quinta-feira oficializado como reforço do FC Copenhaga, bicampeão da Dinamarca - que disputa a Champions, para já na segunda pré-eliminatória -, oriundo, a ‘custo zero’ do Southampton (Inglaterra), despromovido em 2023/24 ao Championship (segunda divisão).
Elyounoussi, que assinou um contrato válido por quatro épocas – até 30 de junho de 2027 - começou a carreira no Sarpsborg e Molde, do seu país natal, antes de rumar ao Basileia, mudou-se para os ‘saints’ (Southampton) no verão de 2018, a troco de €18 M.
O avançado cumpriu duas temporadas, cedido pelo Southampton, no Celtic (Escócia, 2019/20 e 2020/21), tendo-se afirmado com 24 golos e 14 assistências em 67 jogos pelo clube dos ‘católicos’ de Glasgow… e regressado a Southampton, onde assinou um total de nove golos (mais seis assistências) em 90 jogos com a camisola do emblema inglês.
«Estou convencido que a mudança para o Copenhaga era o mais acertado para mim. O ‘mister’ [Jacob Neestrup] disse-me coisas maravilhosas do clube, da equipa e deu-me conta das enormes ambições», afirmou um entusiasmado Elyounoussi ao site do clube onde será companheiro do ex-Benfica Diogo Gonçalves.
«Como escandinavo que sou, nunca deixei de acompanhar de perto o futebol destes países e sei que o Parken Stadium é um local fantástico para se jogar futebol, por um clube sempre em busca de evoluir e de defrontar os melhores. Estou entusiasmado e mal posso esperar para começar», declarou o reforço do campeão dinamarquês, que irá envergar a camisola com o número dez.
Convém é que as coisas corram bem ao Copenhaga no encontro da 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da Champions: o campeão dinamarquês, que não teve direito a entrada direta na fase de grupos, está a discutir o acesso à 3.ª pré-eliminatória com o Breidabik, da Islândia, tendo vencido o primeiro encontro, por 2-0, na Islândia. E ainda há a 3.ª pré-eliminatória... e os 'play-offs', antes da tão ambicionada, pelo jogador, fase final da Champions: se o Copenhaga não chegar lá, o avançado norueguês arrisca-se a jogar apenas as pré-eliminatórias da competição.
Veja, no ‘tweet’ em anexo, a oficialização do avançado pelo FC Copenhaga: