O último golo de Rui Costa
Presidente das águias jogou o último dérbi da carreira em 2008, numa meia-final da Taça de Portugal, tendo inaugurado o marcador
Sporting e Benfica protagonizaram um encontro inesquecível a 16 de abril de 2008, numa meia-final da Taça de Portugal que foi especial por diversas razões. Embora o clube encarnado tenha entrado no intervalo a vencer por 2-0, com golos de Rui Costa e Nuno Gomes, leões acabariam por vencer o duelo por 5-3, fruto de 22 minutos avassaladores na segunda parte, onde viraram o resultado e golearam as águias.
Além do espetáculo proporcionado no que toca a bolas na baliza e emoções nas bancadas, o jogo em Alvalade representou a última vez que Rui Costa disputou um dérbi. O número 10 do clube encarnado marcou o primeiro dos oito golos com que as equipas lisboetas brindaram os seus adeptos naquela noite, tendo este sido o último tento que o 'Maestro' apontou no futebol profissional.
O atual presidente do Benfica viria a despedir-se dos relvados no final da temporada, após 18 épocas ao mais alto nível, distribuídas entre o futebol italiano — ao serviço da Fiorentina e mais tarde do Milan — e o português, onde representou o Fafe por empréstimo das águias durante uma época, e o clube encarnado noutras cinco.