O que une Gyokeres e Manuel Fernandes em noite de homenagem
Gyokeres bisou no Dragão num minuto (Imagem EPA/JOSE COELHO)

O que une Gyokeres e Manuel Fernandes em noite de homenagem

NACIONAL29.04.202412:09

Relâmpagos a marcar golos

Os jogadores do Sporting pisaram o relvado do Dragão, domingo à noite, com camisolas a lembrar as que eram utilizadas nos anos 80, número 9 em destaque nas costas, em homenagem a Manuel Fernandes, antigo capitão do Sporting gravemente doente.

O avançado, hoje com 72 anos, costuma vibrar com as proezas de Viktor Gyokeres, outro com faro goleador que também honra o 9. Limitado fisicamente, o sueco substituiu Daniel Bragança, ao intervalo, e no espaço de um minuto, aos 87 e 88, empatou o jogo.

Desde 5/11/1977 que um jogador do Sporting não bisava tão rapidamente no campeonato, então aos 52’ e 53’, num 5-0 ao Feirense em Alvalade. Quem? Já deve suspeitar, esse mesmo, o grande... Manuel Fernandes!

Em assombrosa temporada de estreia, Gyokeres é o primeiro futebolista na história centenária do Sporting a faturar por duas vezes num minuto em clássicos da nossa Liga. No total da época, soma 40 golos (bisou pela 11.ª vez), 26 na principal prova do calendário nacional.

Pontaria afinada que valeu registo assinalável para os leões - primeira ocasião em 13 em que saíram com pontos da casa dos portistas após estarem a perder ao intervalo por dois golos.