O que distingue as seleções apuradas para o Euro 2024 das restantes
Euro 2024 decorrerá de 14 de junho a 14 de julho na Alemanha (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

O que distingue as seleções apuradas para o Euro 2024 das restantes

FUTEBOL30.05.202416:30

Estudo do Portugal Football Observatory mostra que equipas que estarão na Alemanha têm 'ranking' FIFA quase quatro vezes superior; Principal diferença reside nos emblemas que os jogadores convocados representam; Benfica é o clube português que terá mais internacionais em prova

Das 53 seleções que participaram na fase de qualificação para o Euro 2024, 23 garantiram o apuramento (além da Alemanha, qualificada na qualidade de anfitriã) e 30 não conseguiram apurar-se. O que separa as equipas que vão disputar a competição e as que ficaram pelo caminho?

Seleções apuradas para o Europeu

Grupo A
Alemanha
Hungria
Escócia
Suíça

Grupo B
Espanha
Croácia
Itália
Albânia

Grupo C
Inglaterra
Eslovénia
Dinamarca
Sérvia

Grupo D
França
Polónia
Países Baixos
Áustria

Grupo E
Bélgica
Eslováquia
Roménia
Ucrânia

Grupo F
Portugal
Turquia
Geórgia
Chéquia


Segundo um estudo do Portugal Football Observatory, da FPF, a fase final da competição vai ser disputada, na sua maioria, por seleções que tinham, antes do apuramento, um ranking FIFA quase quatro vezes superior ao das equipas não apuradas – a Geórgia é a seleção com pior classificação entre as apuradas (78), a Suécia a mais bem posicionada entre as que não estarão presentes na Alemanha (23). Sublinhe-se também que cinco seleções que estiveram no Euro 2020 falham esta edição da prova (Suécia, País de Gales, Finlândia, Macedónia do Norte e Rússia).

A principal diferença entre as seleções em análise reside nos clubes onde jogam os seus internacionais, assim como as competições que disputam: 95 por cento dos atletas mais utilizados na qualificação pelas seleções apuradas representavam um clube europeu (70 por cento dos quais nas Big 5), enquanto esse número cai para 83 por cento nas seleções não apuradas (dos quais apenas 34 por cento competiam em Inglaterra, Espanha, Itália, França ou Alemanha).

As seleções que vão disputar o próximo Campeonato da Europa tiveram mais jogadores na Liga dos Campeões (57 por cento contra 27) e na Liga Europa (33 por cento contra 19) do que as que falharam a qualificação, que tiveram mais atletas na Liga Conferência (46 por cento contra 25). Além disso, os 32 clubes presentes na fase de grupos da Champions representaram 15 países que estão na fase final do Europeu.

Portugal, assim como França e Inglaterra, chamaram jogadores de menos de 20 clubes, a maioria dos principais clubes europeus; Cazaquistão, San Marino, Liechtenstein e Gibraltar também recrutaram de poucas equipas, só que, neste caso, com a maioria dos clubes a pertencerem aos respetivos países.

A nível dos emblemas, Inter (18), Bayern (18) e Man. City (17) são os mais representados nas seleções apuradas, sendo o Benfica o clube português com mais internacionais entre as equipas que vão disputar o Euro (9).

Note-se ainda que a média de internacionalizações dos jogadores mais utilizados na fase de qualificação foi superior nas seleções apuradas (37 contra 33).