O jogo que mudou a vida de Cristiano Ronaldo

Sporting O jogo que mudou a vida de Cristiano Ronaldo

NACIONAL06.08.202315:44

Há 20 anos, na véspera do jogo de inauguração do Estádio José Alvalade, com o Sporting, Sir Alex Ferguson deu uma conferência improvisada no hotel. Dizia o treinador do Manchester, já de olho em Cristiano Ronaldo, que tinha se informado sobre o Sporting através de Carlos [Queiroz], na altura treinador do Real Madrid: «O Sporting é um clube que lança muito bem jovens talentos. Trabalha bem a formação.»


Ferguson jogava claramente à defesa, pois há muito que sabia do talento de Cristiano Ronaldo. E nessa noite de 6 de agosto de 2003, se ainda tivesse dúvidas, dissipou-as por inteiro. Se João Pinto decidiu o jogo ao bisar (e foi destaque na manchete de A BOLA que nestas páginas reproduzimos), seis dias depois do jogo de inauguração do novo Estádio José Alvalade a vida de Cristiano mudou. A 12 de agosto o Sporting informava a venda do jovem e talentoso leão (embora ainda alimentasse o sonho de poder ficar com ele mais uma época, o que não chegou a acontecer) e o resto... o resto o leitor já sabe: os títulos, os recordes, as Bolas de Ouro, enfim...


Foi o início de uma aventura que levou Cristiano Ronaldo ao topo do futebol mundial.

CR7 estava enganado...  


«Estou bastante contente com a minha exibição, mas importante foi termos ganho a uma das melhores equipas do Mundo. Este estádio é belíssimo. Espero jogar cá muitos anos», disse Cristiano Ronaldo no final do jogo. Puro engano. A 13 de agosto já dava a A BOLA entrevista como jogador do Manchester United, com o n.º 7 na camisola, o sucessor de Beckham. Um dia depois Sir Alex Ferguson abria o jogo: «Há mais de nove meses que seguimos o seu percurso no Sporting e decidimos avançar para a sua contratação porque, com as qualidades que ele tem, se não o fizéssemos certamente o perderíamos», afirmou.


... e deslumbrado


Já em Inglaterra e como jogador do Manchester United, Cristiano  Ronaldo falava a A BOLA. «Não estava à espera que nesta altura já estivesse num clube como o Manchester United. É um dos maiores do Mundo», disse, deixando também uma palavra ao Sporting, clube que o recebeu com apenas 12 anos: «Este clube para mim é tudo. Devo tudo ao Sporting. A única mágoa é não ter sido campeão em Alvalade.»