O futuro de Guardiola no City: irá Rúben Amorim seguir Hugo Viana?

Guardiola tem contrato com o Manchester City até ao fim desta época e o mistério continua

Começam a soar os alarmes em Alvalade. Fabrizio Romano, jornalista especialista em transferências, garante que Hugo Viana vai deixar o Sporting em 2025 para rumar ao Manchester City para substituir Txiki Begiristain no cargo de diretor desportivo.

A chegada de Hugo Viana poderá ser uma mudança não apenas no cargo de diretor desportivo, mas sim de ciclo nos citizens. Guardiola termina contrato em 2025, o que faz levantar a questão: e se Hugo Viana quiser levar Rúben Amorim consigo para Inglaterra? Importa ressalvar que o nome do treinador do Sporting não tem sido associado ao Manchester City nas últimas semanas. Contudo, o Daily Mail, já esta sexta-feira, falou sobre a hipótese de Rúben Amorim rumar ao tetracampeão inglês, depois das notícias que dão Hugo Viana como certo no Etihad.

«Trabalho do Hugo Viana tem chamado a atenção»

10 outubro 2024, 01:45

«Trabalho do Hugo Viana tem chamado a atenção»

Domingos Paciência era o treinador do Belenenses quando Hugo Viana iniciou funções de diretor desportivo. Tece-lhe elogios e reconhecimento do mérito que tem tido ao serviço do Sporting

«Hugo Viana foi um colega excecional»

10 outubro 2024, 02:30

«Hugo Viana foi um colega excecional»

José Luís passou a diretor-geral e deu lugar a Hugo Viana nos azuis do Restelo em 2017. Vê o atual diretor desportivo do Sporting a dar o salto para Inglaterra

Guardiola, conforme já referido anteriormente, termina contrato no fim desta temporada e uma possível renovação (ou saída) tem sido conversa regular nas conferência de imprensa do treinador. Por exemplo, no final da época transata, o catalão abordou o assunto.

«A realidade é que estou mais perto de sair do que ficar. Conversámos com o clube, sinto que agora quero ficar. Ficarei na próxima época e falaremos no decorrer da mesma. Mas oito ou nove anos… veremos», disse, no passado mês de maio. Já esta temporada, o futuro voltou a ser assunto: «Eu não disse que ia sair. Nove anos no mesmo clube são uma eternidade. Não excluo a possibilidade de prolongar o contrato. Quero ter a certeza de que é a decisão certa para o clube e para os jogadores», afirmou, em julho.

Txiki Begiristain e Guardiola têm uma forte ligação e a saída do diretor desportivo do Manchester City pode vir a ter algum peso no futuro do treinador.

Futuro de lado, Guardiola já expressou em várias ocasiões que se sente bem nos citizens e adorado pelos adeptos.

«Quero ver como as coisas acontecem e o quão conectados estamos. O que tiver de acontecer, acontecerá. Sinto-me amado [pelos adeptos] desde o dia que cá cheguei», referiu, no início do mês de outubro.

Olhando para Rúben Amorim, é um treinador que tem sido falado com insistência para a Premier League (e não só). No verão foi fortemente associado a Liverpool e Brighton e, nos últimos dias, um estudo da Carteret Analytics, empresa que trabalha com análise de dados nos setores do desporto e empresarial, colocou o jovem técnico como o ideal para suceder a… Erik Ten Hag no Manchester United.

Rúben Amorim, refira-se, tem contrato com o Sporting até 2026.