Novo proprietário do Everton promete levar o clube a «nova era»
Grupo americano Friedkin, que detém a Roma, conclui negócio para ser acionista maioritário do clube de Liverpool
O Grupo Friedkin, também proprietário da Roma em Itália, concluiu esta quinta-feira a aquisição maioritária do Everton.
De acordo com a BBC, o negócio que compreende 99,5% do clube tem um valor superior a 400 milhões de euros e torna o emblema no 10.º da Premier League com propriedade maioritária americana.
«O Everton foi adquirido pela Roundhouse Capital Holdings Limited (Roundhouse), uma entidade do The Friedkin Group (TFG). A transação foi concluída na sequência de um acordo entre a Blue Heaven Holdings (BHH), de Farhad Moshiri, e a Roundhouse para a venda da participação maioritária da BHH no clube», diz um comunicado.
Termina assim o mandato do empresário Farhad Moshiri e depois de o acordo ter sido alcançado em setembro, faltava apenas a aprovação regulamentar da Premier League para a transação do clube de Liverpool onde jogam os portugueses João Virgínia, Youssef Chermiti e Beto.
O grupo é liderado por Dan Friedkin, que deixou uma carta aberta: «Tenho imenso orgulho em dar as boas-vindas a um dos clubes de futebol mais históricos de Inglaterra à nossa família global, o Grupo Friedkin. O Everton representa um legado de orgulho e é uma honra para nós tornarmo-nos guardiões desta grande instituição. Apesar de sermos novos no clube, compreendemos perfeitamente o papel vital que o Everton desempenha na cultura local, na história e na vida dos adeptos aqui e em todo o mundo. Estamos empenhados em honrar este legado, ao mesmo tempo que contribuímos positivamente para a comunidade, a economia e as pessoas da cidade.»
Marc Watts, novo Presidente Executivo, mostrou o seu entusiasmo: «O dia de hoje marca uma ocasião importante e de orgulho para o Grupo Friedkin. Estamos empenhados em conduzir o Everton a uma nova e excitante era, tanto dentro como fora do campo. Proporcionar estabilidade financeira imediata ao clube tem sido uma prioridade fundamental, e estamos muito satisfeitos por o termos conseguido. Embora a recuperação do Everton para o lugar que merece vá levar tempo, o dia de hoje é o primeiro passo nessa viagem.»
O Everton é atualmente 16.º classificado da Premier League, com 15 pontos em 15 jogos.