Exclusivo A BOLA «Ninguém devia candidatar-se enquanto Pinto da Costa for presidente do FC Porto»
A forma carinhosa como Paulo Futre sempre tratou o líder dos dragões - «o meu pai desportivo» - não deixa margem para dúvidas: o carinho é tremendo. Mas, além disso, há o reconhecimento pelo trabalho de Pinto da Costa. Que «está em grande forma», atira o antigo jogador portista
A vida de Jorge Nuno Pinto da Costa no FC Porto daria para escrever vários livros. Porque são mais de 40 anos na presidência do clube. Um cargo que ocupa desde o dia 17 de abril de 1982 - a tomada de posse aconteceu seis dias depois -, quando venceu as eleições que o elevaram a 33.º presidente da história portista.
Nas mais de quatro décadas que Pinto da Costa leva como presidente, há jogadores que, por uma ou por outra razão, se tornam mais especiais. Ou cujas relações são mais ou menos profundas. E especial é, sem sombra de dúvida, a ligação de Pinto da Costa com Paulo Futre. «É o meu pai desportivo», diz o antigo número 10 dos dragões.
Mas além de reforçar esse sentimento que nutre por Pinto da Costa, Paulo Futre vai mais longe. Desafiado por A BOLA a falar sobre o ato eleitoral que vai decorrer em 2024, o esquerdino não tem dúvidas: «Ninguém devia candidatar-se enquanto Pinto da Costa for presidente do FC Porto.»
Mas esta frase forte de Paulo Futre não tem nada contra ninguém. Tal como o próprio faz questão de explicar. «Claro que estamos num país democrático e todos que assim o entenderem podem candidatar-se à presidência do clube. Não é isso que está em causa e eu respeitarei sempre todas as pessoas que decidam avançar para as eleições. Mas exatamente com esse mesmo respeito também digo que se o fizerem terão muito mais a perder do que a ganhar. Porque Pinto da Costa está em grande forma», completou.
Pinto da Costa conta 85 anos - completa 86 no próximo dia 28 de dezembro. Até quando pode, afinal, manter-se «em forma» para seguir na liderança dos destinos dos dragões? «Até quando quiser e puder. E quando sair terá de ser pelo próprio pé e não porque perdeu as eleições. Eu não acredito que isso seja possível. É o melhor presidente do mundo, não há outro como ele», concluiu Paulo Futre.