Exclusivo A BOLA «Sérgio Conceição tem feito autênticos milagres»
Os 10 títulos nacionais conquistados pelo FC Porto com Sérgio Conceição ao leme são, para Paulo Futre, a prova da «competência suprema» do técnico dos dragões; o mercado que o pode levar e o desejo de que fique «muitos anos» no Dragão
Chegado ao comando técnico dos dragões no início da época 2017/2018, Sérgio Conceição cumpre a sétima temporada consecutiva no banco azul e branco. Durante este período, o antigo extremo levou o FC Porto à conquista de 10 títulos: três Ligas, três Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga.
Pecúlio que, reconheça-se, tem ainda mais peso uma vez que o FC Porto, no passado recente, tem passado por alguns problemas financeiros, algo que tem impedido o clube de ir ao mercado com a mesma disponibilidade de outrora.
Tudo isso é visto por Paulo Futre como sendo elucidativo relativamente à qualidade de Sérgio Conceição. «Tem feito milagres! De 0 a 10? Nota 10, claro! É que além dos títulos, que já são muitos, tem uma competência incrível. Pode ganhar ou perder jogos, ganhar ou perder campeonatos, mas tem feito um trabalho absolutamente incrível», atira o esquerdino, em conversa com A BOLA.
Mas os elogios de Futre a Conceição não se centram apenas nos aspetos técnicos. São extensíveis ao lado humano: «Tem uma personalidade fortíssima, sempre foi assim. Claro que, no mundo do futebol, ganhou alguns inimigos, se assim podemos chamar, mas isso só acontece porque defende os interesses do clube de forma acérrima. Até à morte. E isso, para quem não o conheça, pode não ser bem recebido. Mas a verdade é que o Sérgio não é só um excelente treinador, é uma pessoa fantástica.»
O passado de Conceição confunde-se com o FC Porto, o presente de Conceição é o FC Porto, e o futuro de Conceição, deseja Futre, deve ser o FC Porto. Mas o esquerdino tem algo a 'temer': «Dificilmente não chegará a um clube de topo europeu. Tal como também é o FC Porto, como é óbvio».
E qual é a razão para tão forte convicção? «A qualidade dele. O Sérgio pode treinar onde quiser. Em qualquer clube do mundo. É um treinador fenomenal e isso abre-lhe todas as portas», salienta Futre, apontando um destino muito provável ao técnico azul e branco: «Itália». E especifica: «A Lazio e o Inter serão sempre duas hipóteses em cima da mesa. Em ambos os clubes deixou um legado muito forte nos tempos de jogador e acredito que, mais cedo ou mais tarde, poderá voltar a um deles.»
Apesar das projeções, Paulo Futre deseja estar totalmente... enganado: «Oxalá fique muitos anos no FC Porto.»
A finalizar, uma mensagem do antigo 10 portista para o jogo desta quarta-feira diante do Barcelona, para a Liga dos Campeões: «Toda a sorte do mundo para o FC Porto, para o Sérgio Conceição e para os jogadores. É possível vencer e eu acredito muito no sucesso.»