Nice-PSG, 1-1: golo de Nuno Mendes salvará Luis Enrique?

INTERNACIONAL06.10.202421:51

Depois da derrota com o Arsenal, agora um empate em Nice, conseguido à custa de golo do lateral português. Em Paris, há ecos que apontam a porta de saída ao técnico espanhol…

Segundo jogo sem o sabor da vitória para o PSG e, talvez mais relevante, novamente com exibição sofrível. De Paris chegam ecos de crise e de Luis Enrique na corda bamba, embora sem qualquer declaração oficial nesse sentido. Depois da derrota com o Arsenal (0-2) a meio da semana para a Champions, eis agora um empate na Ligue 1 conseguido com muito custo e por conta do golo de Nuno Mendes, cujo disparo de… pé direito ainda sofreu um desvio em Bombito (52’).

Também no golo do Nice, marcado por Ali Abdi (39’), a bola tinha sofrido um desvio em… Nuno Mendes, enganando Donnarumma. Contas feitas, o PSG é agora segundo classificado da Ligue 1, com 17 pontos, vendo, assim, o Mónaco sair da 7.ª jornada isolado na liderança, com 19.

Em Nice, assistiu-se a um jogo morno, por vezes desinteressante e ao longo do qual foram notórias as dificuldades de construção de um PSG lento, previsível, pouco intenso.

Ao invés, a  equipa da casa entrou cheia de vontade de marcar cedo e, com um futebol intenso e veloz, criou várias oportunidades no primeiro quarto de hora. Os visitantes, com João Neves e Nuno Mendes no onze (Vitinha começou no banco), só aos 27' surgiram com perigo, mas o lance desenhado por Dembelé (de volta à equipa) e quase concluído por Barcola teve opositor à altura: em cima da linha, Bombito anulou as intenções do campeão.

Dez minutos depois, foi a vez de Nuno Mendes tentar a sua sorte com um disparo fortíssimo e cheio de intenção, mas vendo, no derradeiro instante, o guarda-redes Bulka travar o remate com defesa espetacular.

Voltava, então, o Nice a acreditar. E, conseguindo sacudir a (leve) pressão do PSG, a equipa da Riviera lançou-se ao ataque; a bola chegou a Ali Abdi, que disparou forte à entrada da área com o pé esquerdo: o remate ainda sofre um desvio em Nuno Mendes e engana Donnarumma! Aos 39', estava feito o 1-0 com que se chegou ao intervalo.

«O PSG tem de ser mais intenso na segunda parte», disse Luis Enrique na entrevista rápida antes de descer ao balneário. E, sim, foi mais intenso, o suficiente para surgir mais vezes na área adversária, para Nuno Mendes fazer o 1-1 (52'), mas depois incapaz de desfazer a defesa de betão montada pelo Nice.

Nuno Mendes fez o 1-1 no Nice-PSG (foto Imago)

Tentou Marquinhos, de cabeça (54’), mas acertou no poste; tentou Dembelé (64’); tentou, ainda, Vitinha, que entrara aos 71’ e aos 75’ quase fez o 2-1, com um disparo, porém defendido por Bulka.

O PSG tentava, o Nice tudo travava, lutando até final pelo merecido ponto.