Não, não é nenhuma mina... É só o túnel do Veltins Arena
Estádio do Schalke 04 é palco do jogo de Portugal esta quarta-feira e tem uma decoração, no mínimo, peculiar
De entre todos os estádios que recebem jogos do Euro 2024, o Veltins Arena é, certamente, um dos mais peculiares. Inaugurada em 2001 e localizada na cidade de Gelsenkirchen, a casa do Schalke 04 tem uma capacidade para 54.740 mil adeptos.
O palco que já recebeu o Sérvia-Inglaterra, o Espanha-Itália e será também onde se disputará o Geórgia-Portugal esta quarta-feira, assim como uma das partidas dos oitavos de final, além de estar dotado de uma cobertura retrátil e relvado móvel, tem no túnel de acesso ao relvado uma das maiores atrações.
Estas imagens não são de nenhuma mina, mas sim do túnel que liga o relvado aos balneários.
A cidade de Gelsenkirchen sempre esteve muito ligada à exploração mineira, em especial, à mineração de carvão, uma atividade que teve início em 1840. Para que se tenha uma ideia, Gelsenkirchen chegou a ser a cidade mais importante da Europa no que diz respeito à mineração de carvão.
Atualmente, não existem mais carvoarias na cidade, mas esse passado ainda está vivo na memória dos seus habitantes e o Schalke 04 fez questão de homenagear as minas de carvão no seu estádio.
Além disso, o Veltins Arena conta também com um cemitério próprio. Inaugurado em 2012 e com o formato de um campo de futebol, o cemitério localizado a apenas 500 metros do estádio é destinado a adeptos e lendas do Schalke 04.