Mundial: Portugal competente garante apuramento para os 'oitavos'

FUTSAL17:42

Vitória (3-2) sobre o Tajiquistão garante a passagem à próxima fase da competição; jogo com Marrocos, este domingo, irá decidir o vencedor do Grupo E

Sem ser exuberante, Portugal conseguiu, esta quinta-feira, o primeiro objetivo para o Mundial, que decorre no Uzbquistão até 6 de outubro. Os atuais campeões do Mundo somaram a segunda vitória no Grupo E, ao vencer, por 3-2, o Tajiquistão.

O primeiro golo surgiu ainda no primeiro minuto da partida, novamente com o laboratório de Jorge Braz a fazer a diferença. Numa reposição lateral, Bruno Coelho serviu para o remate de Pany Varela.

No minuto seguinte, Ismoilov colocou à prova Edu, que defendeu para canto. Esta foi a única situação de real perigo da formação tajique ao longo da primeira parte, isto porque a equipa portuguesa foi muito competente no seu plano de jogo, pressionando alto na quadra e impedindo as transições rápidas do adversário.

Ao minuto 10, Zicky Té recuperou a bola em zona adiantada e, depois de um par de dribles, atirou para o fundo das redes. Em cima do intervalo, Afonso Jesus desperdiçou, em duas ocasiões, o terceiro golo luso.

Pany Varela e Zicky foram os autores dos golos portugueses na 1.ª parte (FPF)

Na segunda parte, Portugal entrou à procura de dilatar o resultado, mas apanhou um susto, aos 26 minutos, com o golo de Komron Aliev, na sequência de um canto. No entanto, pouco depois, Erick (28') aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes adversário e voltou a restabelecer a diferença em dois golos.

A dois segundos do fim, o Tajiquistão reduziu distâncias, por Soliev, insuficiente para impedir a vitória lusa.

Portugal irá discutir, este domingo, pelas 13.30 horas, o primeiro lugar do seu agrupamento, ante Marrocos, que também soma 6 pontos, mas em desvantagem devido ao número de golos sofridos e marcados.