Mundial: Cazaquistão elimina Portugal com golo a 14 segundos do fim
Derrota portuguesa por 1-2 nos oitavos de final do Campeonato do Mundo
Portugal está fora do Mundial. A Seleção Nacional perdeu por 2-1 frente ao Cazaquistão, nos oitavos de final da prova e fica pelo caminho. Chingiz Yesenamanov (11') e Dauren Tursagulov, a 14 segundos do final da partida, fizeram os golos dos cazaques. Zicky Té fez o tento português, aos 21 minutos. Portugal não perdia um jogo oficial desde 2016.
Portugal entrou no jogo com sinal mais. Foi a equipa mais rematadora e a que teve mais lances de perigo. No entanto, como quem não marca... sofre, foi o Cazaquistão que inaugurou o marcador.
Após uma reposição lateral de Douglas Júnior, Chingiz Yesenamanov rematou, de longe, e bateu Edu Sousa. Estava feito o 1-0, aos 11 minutos.
A Seleção Nacional continuou intensa e pressionante, mas todas as tentativas lusas esbarravam na inspiração de Léo Higuita, que se apresentou a um alto nível, ao longo de todo o encontro.
Portugal iria conseguir materializar a superioridade em golo nos primeiros segundos da segunda parte. Livre batido por Bruno Coelho e Zicky Té, com muita classe, a desviar de calcanhar para o fundo das redes.
A partir daí, o jogo foi equilibrado. Portugal continuou a tentar o golo em ataque posicional, enquanto o Cazaquistão aumentou a percentagem de posse de bola ao apostar no cinco para quatro, com a subida de Higuita, que continuava a defender (quase) tudo.
Os últimos cinco minutos subiram (ainda mais) de intensidade, com oportunidades para cada lado. A 14 segundos do final, Dauren Tursagulov fez o segundo golo do Cazaquistão no encontro e acabou com as esperanças lusas. Termina, assim, a participação portuguesa no Campeonato do Mundo 2024.