Mourinho: «Vencer não é necessariamente ganhar uma taça»
Depois do empate contra a Lazio, José Mourinho aproveitou para assistir ao Benfica-Sporting (IMAGO/NurPhoto)
Foto: IMAGO

Mourinho: «Vencer não é necessariamente ganhar uma taça»

INTERNACIONAL19.10.202315:37

Técnico português, atualmente na Roma, falou também sobre a importância de os treinadores saberem falar em mais do que um idioma

José Mourinho, treinador da Roma, falou sobre a importância de haver uma boa relação no balneário, além de se saber falar em vários idiomas.

«Não é possível seres um treinador de futebol de topo sem falar línguas [diferentes]. O futebol tornou-se universal. No balneário há jogadores de diferentes nacionalidades. Claro que tens de aprender a língua materna do país em que estás. Trata-se de ter mais empatia e comunicar melhor com as pessoas com quem estou a trabalhar», começou por referir, em entrevista ao Gameplan.

José Mourinho (IMAGO/Giuseppe Maffia)

O técnico português defendeu ainda que vencer nem sempre é levantar a taça.

«Quando vejo colegas a lutar pela manutenção e a conseguirem… Isso para mim é vencer. Vencer não é necessariamente ganhar a taça. Vencer não significa levar para casa uma medalha ou uma taça», afirmou.

«A equipa é o mais importante. Mesmo se fores o melhor jogador do mundo. O mais importante é a equipa. Como treinador, tens de ser suave e forte. Suave talvez não seja a palavra certa, mas diria que tens de estar aberto àquilo que os jogadores pensam e sentes. Não apenas estares preso às tuas ideias. Trabalhas em grupo», disse.

José Mourinho (IMAGO/Giuseppe Maffia)

José Mourinho, com contrato com a Roma até ao final da temporada, falou ainda sobre os resultados no futebol.

«Vences três jogos, mas não é o paraíso… porque a derrota está a chegar. Perdes duas ou três partidas e também não é o inferno, porque vais conseguir sair desse momento e vencer de novo. É muito importante manter o equilíbrio. Foi algo que aprendi com a experiência. Acho que quanto mais experiência tens, mais equilibrado ficas. Os jogadores olham para ti e veem uma pedra e também alguém em quem podem confiar», completou.

Tags: