26 junho 2024, 18:59
Ucrânia ficou empatada na fase de grupos (crónica)
Empates no grupo E deixam ucranianos de fora. Bélgica avança e apanha... a França
Lateral belga reagiu aos assobios dos quais os jogadores dos 'diabos vermelhos' foram alvos no final do jogo contra a Ucrânia
Thomas Meunier não poupou nas críticas aos adeptos belgas depois dos assobios dirigidos à seleção dos diabos vermelhos, após o nulo contra Ucrânia. O internacional belga, que regressou à seleção depois de se ter lesionado na coxa direita durante a preparação para o torneio, assistiu ao jogo nas bancadas e fez questão de dar a sua opinião sobre o comportamento dos adeptos.
«Os jogadores foram cumprimentar os adeptos e voltaram para trás porque o tratamento não foi bom», afirmou o lateral de 32 anos. «O objetivo principal era a classificação, e não nos podemos esquecer que não terminamos em último lugar no grupo. Também gostaria que ganhássemos todos os jogos por 3-0 e que fizéssemos uma declaração para dizer que jogar contra a Bélgica não é fácil. Isso nem sempre é possível. É um pouco lamentável ver as reações desproporcionais dos adeptos e os comentários. Temos de ter uma mensagem unificadora.»
Ainda que o jogador concorde que as prestações da equipa não têm sido de encher o olho, voltou a frisar o tratamento «desproporcional» dos adeptos. «Para mim, a indiferença gera muito mais culpa do que os assobios. Tive realmente a impressão de que íamos descer de divisão, com gestos obscenos, insultos... foi longe demais e estamos apenas no início da competição. Estamos todos qualificados, nós e eles. Pareceu-me um pouco louco.»
«É compreensível que o jogo não tenha correspondido às expectativas, e nós também não. Não festejámos a qualificação como se tivéssemos ganho por 3-0. Foi muito calmo, até parecia que tínhamos perdido. Ficámos tão desiludidos como eles. Viajar e pagar um bilhete significa que têm de fazer sacrifícios em termos de dinheiro e de tempo, mas não creio que conduzir 6 horas para insultar os jogadores seja uma solução que agrade todos», concluiu o lateral belga.
Caso tivesse vencido a Ucrânia, a Bélgica beneficiaria do empate entre Roménia e Eslováquia e terminaria em primeiro lugar no Grupo E. O empate contra os ucranianos fez com que os belgas fossem segundos classificados e terão pela frente um jogo com a França, nos oitavos de final do Euro 2024.
26 junho 2024, 18:59
Empates no grupo E deixam ucranianos de fora. Bélgica avança e apanha... a França