França-Bélgica: à procura de vencer e convencer… no ‘mata-mata’
Mbappé festeja golo contra a Polónia (IMAGO / Sportpix)
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO França-Bélgica: à procura de vencer e convencer… no ‘mata-mata’

INTERNACIONAL01.07.202408:00

Vencedor deste encontro irá defrontar Portugal ou Eslovénia; Didier Deschamps e Mbappé pediram apoio aos franceses; Tedesco defendeu e demonstrou apoio a Lukaku

França e Bélgica defrontam-se, esta segunda-feira, a partir das 17 horas, nos oitavos de final do Euro 2024. O vencedor deste encontro terá pela frente Portugal ou Eslovénia nos quartos de final.

Os gauleses chegam aos oitavos depois de não convencerem na fase de grupos, onde passaram na segunda posição, atrás da Áustria, com quatro pontos, fruto de empates frente a Polónia e Países Baixos e triunfo diante dos austríacos.

Os belgas passaram como segundos no grupo E, ficando atrás da Roménia. A equipa orientada por Domenico Tedesco começou por perder com a Eslováquia, seguindo-se vitória contra a Roménia e enpate diante da Ucrânia.

O que disseram os selecionadores e ainda Mbappé

Na antevisão, Didier Deschamps, selecionador de França, realçou que começa agora uma «nova competição».

Didier Deschamps, selecionador francês (IMAGO)

«Não são jogos da fase de grupos. É uma nova competição no Euro 2024. É preciso ter eficiência. Para ganhar jogos temos de marcar. Conseguimos fazer duas boas sessões de trabalho. Sinto que os jogadores estão preocupados», referiu, em conferência de imprensa, onde marcou também presença Kylian Mbappé. Um dos grandes temas foi o... nariz do avançado que vai representar o Real Madrid a partir de 2024/2025.

«Não senti o nariz partido. Quando vi a cara do guarda-redes disse a mim mesmo que algo estava errado. Queria ir-me embora. Vi-me ao espelho em casa e foi má ideia», admitiu o atacante, que já utilizou várias máscaras.

«Jogar com uma máscara é um horror absoluto. Troquei porque havia sempre alguma coisa de errado. É complicado, limita a visão, o suor fica bloqueado. Assim que puder tirar a máscara, irei fazê-lo. É chato», confessou.

Mbappé espera que os franceses «acordem» a seleção após uma fase de grupos aquém do esperado.

Mbappé estreia nova máscara

29 junho 2024, 17:44

Mbappé estreia nova máscara

Craque da seleção francesa prepara-se para os oitavos de final com uma proteção facial diferente

«Não estivemos a um nível alto na fase de grupos. Vamos jogar contra uma grande equipa. Se não vencermos, vamos para casa. Fisicamente estou bem. Estou pronto para me sacrificar pela equipa. O meu Europeu não começou como eu queria. Quero ajudar a conquistar o único troféu que ainda não ganhei na seleção», atirou

Do outro lado, Domenico Tedesco, selecionador da Bélgica, comentou o facto de a França poder alinha num 4-4-2 losango.

Domenico Tedesco, selecionador da Bélgica (IMAGO)

«Sabemos que a última vez que jogaram com esse sistema foi um 2021. É bom sinal que se queiram adaptar a nós. Significa que o que estamos a fazer não é tão mau. Independentemente de quem jogará e qual será o sistema, acho que todos concordamos que a seleção francesa tem muita qualidade», disse o treinador, que não vai poder contar com Thomas Meunier, que continua a recuperar de uma lesão na coxa.

«Precisava de mais duas sessões para se juntar ao grupo», afirmou.

Tedesco foi confrontado sobre o momento de Lukaku, que continua sem marcar, apesar dos vários golos anulados.

«Não estamos preocupados. Ainda confiamos nele. O problema é que só podemos colocar onze jogadores e há outros que também estão prontos», analisou.

Equipas prováveis

França: Maignan; Koundé, Upamecano, Saliba e Hernández; Kanté e Tchouaméni; Dembélé, Griezmann e Rabiot; Mbappé

Bélgica: Casteels; Castagne, Faes, Vertonghen e Theate; Tielemans e Onana; Lukébakio, De Bruyne e Doku; Lukaku