Copa América Messi falha penálti 'à Panenka', mas Dibu Martínez coloca a Argentina nas meias-finais
Guarda-redes mais uma vez decisivo no desempate dos 11 metros, depois de uma exibição pobre da sua equipa
A Argentina qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais da Copa América. O conjunto de Lionel Scaloni venceu o Equador, em Houston, no desempate por penáltis, depois de um empate a um golo no final dos 90 minutos, e espera agora o vencedor do Venezuela-Canadá para discutir o acesso à final da competição.
O primeiro golo da partida surgiu aos 35 minutos. Lionel Messi marcou o pontapé de canto desde a direita, Mac Allister atacou a bola ao primeiro poste e colocou-a ao segundo para o cabeceamento vitorioso de Lisandro Martínez.
O Equador deu excelente réplica e, aos 62 minutos, podia ter chegado ao empate, de penálti. O uruguaio Andrés Matonte apontou para a marca dos 11 metros depois de toque polémico de Rodrigo de Paul, com a mão, na área, todavia Enner Valencia, apesar de enganar Dibu Martínez, acertou no poste direito.
Com os argentinos a não conseguirem controlar a partida, o empate surgiria mesmo já na compensação, criado por dois suplentes. Kevin Rodríguez desviou de cabeça para a baliza após cruzamento da direita de John Yeboah.
Nos pontapés de desempate dos 11 metros, Messi tentou o Panenka porém acertou na trave logo na primeira tentativa argentina, com Dibu Martínez a defender os tiros seguintes de Ángel Mena e Alan Minda para inclinar a decisão para a Scaloneta.
O benfiquista Nicolás Otamendi, que tinha entrado para o lugar de Lisandro Martínez aos 78 minutos, foi o autor do remate decisivo (4-2).
Di María não saiu do banco.