Como Otamendi chegou aos Jogos Olímpicos
Nicolás Otamendi, 36 anos, está a representar a seleção principal da Argentina e vai jogar pela equipa olímpica em França. Foto: Sérgio Miguel Santos

Como Otamendi chegou aos Jogos Olímpicos

NACIONAL05.07.202406:00

Sensibilizou Benfica para participar na prova com o argumento de que será última oportunidade de conquistar medalha de ouro; mas presença só foi confirmada por não ser titular na Copa América

Nicolás Otamendi vai concretizar o desejo de participar nos Jogos Olímpicos de Paris e perder a pré-temporada. O defesa-central de 36 anos há muito sensibilizou o Benfica a autorizar a presença dele no torneio, com o argumento de que não tinha mais oportunidades de tornar ainda mais rico o currículo com a medalha de ouro. E se o Benfica foi sensível ao pedido, havia um compromisso com a federação argentina de que só participaria nos Jogos Olímpicos se não fosse titular na Copa América.

Foi, justamente, isso que aconteceu. O capitão do Benfica chegou à Copa América na condição de titular, mas perdeu o lugar. O selecionador Lionel Scaloni escolheu Cristián Romero (Tottenham) e Lisandro Martínez (Man. United) para formarem a dupla no centro da defesa. E, na fase de grupos, Otamendi esteve em campo 14’ com o Canadá, não saiu do banco de suplentes com o Chile e foi titular com o Peru, num jogo em que a seleção alviceleste já tinha garantida a qualificação para os quartos de final.

A imprensa argentina deu conta, ontem, de que Otamendi (e também Di María) não seria titular com o Equador, na última madrugada, nos quartos de final.

Se a condição de suplente, por um lado, deixa Otamendi insatisfeito, abre-lhe, por outro, a oportunidade de estar nos Jogos Olímpicos. Porque o compromisso com a seleção dava a hipótese ao defesa-central de abdicar dos Jogos Olímpicos de Paris caso não se sentisse nas melhores condições físicas, depois de uma temporada exigente e também dos minutos acumulados na Copa América.

Felicidade argentina

O selecionador da equipa olímpica, Javier Mascherano, revelou, anteontem, no dia em que revelou a lista final, que contou desde a primeira hora com o capitão do Benfica. «Depois de nos qualificarmos, Nico [Otamendi] contactou-nos para nos dizer que estava disponível para ir [aos Jogos Olímpicos]. Não há muito a dizer sobre o que podemos ganhar com a experiência e voz de comando dele. Em março começámos a falar com ele. Tentámos reforçar [a equipa] com nomes experientes e estamos muito contentes», partilhou o treinador, em declarações ao canal televisivo TyC Sports.

Di María também foi convidado, confirmou Mascherano, mas tinha anunciado o adeus à seleção depois da Copa América. «Ganhou o direito a fazer o que quiser», sentenciou o treinador.

Saint-Étienne, Lyon e talvez Paris

A Argentina está nos Estados Unidos a defender o título da Copa América, cuja final está agendada para 14 de julho. A seleção olímpica viajará na quarta-feira para França e Otamendi integrará o grupo assim que for libertado do compromisso da seleção principal.

Nos Jogos Olímpicos, os argentinos vão jogar, na fase de grupos, com Marrocos, Iraque e Ucrânia, o primeiro jogo em Saint-Étienne, os outros dois em Lyon. E Otamendi não terá oportunidade de enfrentar Trubin, cujo pedido ao Benfica para também participar na competição foi recusado.

O pontapé de saída do torneio olímpico está agendado para 24 de julho e a final, em Paris, para 9 de agosto. Isso significa que Otamendi não fará a pré-época do Benfica e que, na melhor perspetiva para os argentinos, poderá voltar só no fim de semana de 10 e 11 de agosto, justamente as datas para a primeira jornada do campeonato.