Mercado (oficial); Nilton Varela oficial no Estrela; último dia pode ditar saídas
Tal como A BOLA havia informado ao início desta terça-feira, amadorenses anunciaram a chegada do esquerdino, que se desvinculou do FC Porto e seguirá os passos do tio, Silvestre Varela, na Reboleira; último dia de mercado poderá reservar saídas no plantel dos tricolores
Tal como A BOLA confirmou nas primeiras horas desta terça-feira, o Estrela da Amadora garantiu o ingresso de novo Varela, década e meia após uma passagem de Silvestre Varela que deixou saudades na Reboleira. Depois do êxito do tio, é o sobrinho quem busca pela felicidade no emblema tricolor, tendo rubricado um contrato válido por duas temporadas e meia (até junho de 2026), num acordo de partilha de direitos económicos celebrada entre o Estrela e o FC Porto, do qual o jogador se desvinculou.
Nilton, de 22 anos, pôs termo a uma etapa de no emblema azul e branco, que reserva uma percentagem do seu passe, interessado em acompanhar a evolução do atleta na Amadora e, quem sabe, vir a lucrar com uma futura transferência. Uma saída que agrada a todas as partes, visto que o canhoto – pode alinhar como lateral e extremo pela ala esquerda – se encontrava apenas votado ao FC Porto B, onde evoluía como habitual titular mas, até em função da sua idade, com pouco espaço de manobra para transitar para a equipa principal.
Apesar de ter acumulado 43 jogos oficiais pela segunda equipa portista em época e meia, Nilton Varela não tinha perspetivas de ser aposta de Sérgio Conceição no futuro e a seis meses do final do seu contrato optou por apostar no regresso à Liga principal, na qual angariou experiência ainda em idade júnior, ao serviço da B SAD. De resto, o jogador estreou-se como profissional com 18 anos, em Alvalade frente ao Sporting, e com direito a 90 minutos, conquistando a titularidade cerca de dois meses para…não mais sair, até ser transferido.
Face aos sinais promissores deixados pelo jogador, na altura como lateral esquerdo, o FC Porto acenou ao jogador um caminho similar ao do seu tio, que conquistou e , agora passa a representar o Estrela, onde o legado familiar será uma responsabilidade, mas também um alento para o seu sucesso. Nilton será, ao que tudo indica, a última entrada a registar no emblema da Reboleira…mas as saídas continuam em aberto e Ronald, que rumou ao Swansea, poderá não ser o último a deixar o Estádio José Gomes.
O cenário de venda de Kialonda Gaspar – com interessante encaixe financeiro – colocar-se-á até ao encerramento do período de inscrições, assim como de, possivelmente, dois ou três jogadores que, em função da chegada de reforços, poderão revelar-se excedentário às opções de Sérgio Vieira para a segunda metade da temporada.