Mercado: 15 anos depois, família Varela voltará a estar representada no Estrela
Nilton Varela (à esquerda) conduz a posse de bola ao serviço do FC Porto B em jogo pela Liga 2 em futebol. Foto: AFLOSport.
Foto: IMAGO

Mercado: 15 anos depois, família Varela voltará a estar representada no Estrela

NACIONAL30.01.202400:14

Década e meia depois de o seu tio, Silvestre Varela, ter deixado a Reboleira para assinar pelo FC Porto, Nilton Varela fará o percurso inverso, tendo rubricado um vínculo de duas épocas e meia com os tricolores

Na conferência de imprensa que se seguiu à derrota do Estrela da Amadora ante o Benfica (1-4), Sérgio Vieira confirmou a chegada de mais reforços e o próximo a chegar será o substituto direto de Ronald no plantel.

O extremo brasileiro foi oficialmente apresentado esta segunda-feira pelo Swansea e, horas depois, o seu substituto no plantel irá, quinze anos depois, dar continuidade ao legado da família Varela, depois de Silvestre Varela ter representado o Estrela até 2009.

Varela destacou-se no clube da Reboleira, saindo no final da época 08/09 rumo ao FC Porto e, por coincidência do destino, é do dragão que chega, cerca de década e meia depois, o seu sobrinho ao plantel do Estrela.

Depois de ter beneficiado das capacidades de Silvestre Varela, o emblema da Reboleira contará com o seu sobrinho, Nilton Varela, de tricolor vestido, num acordo que não envolve contrapartidas financeiras entre amadorenses e portistas e com uma partilha de passe.

Estrela da Amadora e FC Porto passarão a dividir os direitos económicos de Nílton, que se desvinculou dos azuis e brancos e rubricou contrato válido para as próximas duas épocas e meia, até junho de 2026.

A contratação do esquerdino terá um duplo propósito: pode juntar-se às alas ofensivas e assumir o lugar de Ronald no plantel, mas também jogar mais atrás, em virtude do seu passado no FC Porto B e na B SAD.

Será preciso recordar que Nilton Varela iniciou a sua carreira sénior no emblema lisboeta - que agora evolui na II Divisão da AF Setúbal - como lateral esquerdo, o que o habilita à função de ala esquerdo no 3x4x3 de Sérgio Vieira.

Uma contratação que muito agradará ao técnico estrelista e em especial ao próprio jogador, que na presente temporada cumpriu 12 partidas ao serviço do FC Porto B na Liga 2 e regressa agora, aos 22 anos, ao escalão principal pela mão do Estrela da Amadora.