Mercado Benfica: Arábia ou Espanha são saída para Guedes
Gonçalo Guedes, 27 anos, jogou pela última vez pelo Benfica a 6 de janeiro em Arouca. Foto: Grafislab

Mercado Benfica: Arábia ou Espanha são saída para Guedes

NACIONAL16.01.202419:31

Avançado tem propostas para deixar a Luz em janeiro e é mesmo isso que deve acontecer; abre a porta de entrada a Rollheiser; não saiu do banco de suplentes nos últimos dois jogos

O empréstimo de Gonçalo Guedes ao Benfica está cada vez mais perto de conhecer um fim antecipado. O avançado português de 27 anos tem ofertas da Arábia Saudita e de Espanha, a SAD dos encarnados tem conhecimento do interesse de outros clubes e está disponível para libertá-lo. Desde, e sempre, que conclua as negociações (em andamento) com o Estudiantes para antecipar a transferência de Benjamín Rollheiser.

O Villarreal é o mais interessado, a imprensa espanhola deu conta até de que o clube queria fechar o negócio com o Benfica esta semana. A perspetiva de regressar a Espanha agrada a Gonçalo Guedes – e, por outro lado, tem a oportunidade de voltar a ser treinado por Marcelino García Toral, com quem teve muito sucesso no Valência. A Arábia Saudita oferece ao internacional português a sedutora perspetiva de jogar num campeonato com cada vez mais craques e, sobretudo, um contrato financeiramente muito atrativo. Guedes terá mais alguns dias para refletir sobre as ofertas.

O regresso a casa não ofereceu a Guedes aquilo que ele esperava, ou seja, jogar com regularidade e ser importante no clube do coração. Antes do jogo com o SC Braga para a Taça de Portugal, Roger Schmidt justificou a pouca utilização de Gonçalo Guedes: «É fácil de responder, está relacionado com as lesões. Quando chegou em setembro ainda estava a recuperar [de operação ao joelho esquerdo] e, entretanto, lesionou-se. É um jogador sem pré-época chegar a um nível mais alto. É por isso que umas vezes foi utilizado, outras ficou fora.» 

O treinador não deixou de sublinhar, porém, que o internacional português «é um jogador excecional, com qualidades especiais na finalização, perigoso em frente à baliza», prometendo todo o apoio «para chegar ao mais alto nível». Revelou que Gonçalo Guedes «está sempre motivado» e assinalou que a época é longa», sugerindo que teria mais oportunidades.

A verdade, porém, é que Gonçalo Guedes não foi utilizado com o SC Braga, nem, domingo, com o Rio Ave. Mas o Benfica só o libertará depois dos compromissos da Final Four da Taça da Liga — dia 24 com o Estoril; e se vencer os canarinhos jogará a final a 27.