Mattia Zaccagni salva uma nação aos 90+8' (crónica)

Croácia-Itália, 1-1 Mattia Zaccagni salva uma nação aos 90+8' (crónica)

INTERNACIONAL24.06.202422:06

Num jogo de loucos, Modric quase deu o apuramento à equipa (e bateu um recorde em Europeus), mas os italianos empataram nos descontos e garantiram o 2.º lugar do Grupo B

A Itália empatou com Croácia com um golo de Mattia Zaccagni aos 90+8', depois de Modric se ter tornado no jogador mais velho de sempre a marcar num Campeonato da Europa. Os transalpinos vão assim jogar com a Suíça nos oitavos de final, os croatas estão quase eliminados.

O plano de Luciano Spalletti para o encontro correu-lhe de feição na 1.ª parte. A linha defensiva de cinco homens era praticamente impenetrável, Di Lorenzo e Dimarco tinham sempre espaço para progredirem nas alas e Barella e Jorginho eram fortes nas saídas para o ataque. Pellegrini tentava chegar à área, para dar apoio a Raspadori e Retegui, mas esta linha ofensiva não esteve ao mesmo nível da restante equipa.

Só no início da partida é que a Croácia ameaçou o golo, com um remate fortíssimo de Sucic, parado por uma intervenção de belo efeito de Donnarumma.

Livakovic não se quis ficar atrás do colega e faria depois, aquilo que parecia ser impossível. Como se tivesse asas, fez uma defesa que valeu ouro, após um cabeceamento que parecia ser imparável de Bastoni.

Os maiores adversários da Croácia eram o processo defensivo transalpino, Donnarumma e a precipitação, todos eles fatores que pareciam inibir os jogadores, impedindo-os de criarem situações de perigo e de ganharem, que era a única coisa que importava.

No início da 2.ª parte, 30 segundos mudaram por completo o rumo do jogo.

Frattesi, que entrara ao intervalo, desviou com o braço um remate de Kramaric dentro da grande área. Modric assumiu a responsabilidade do momento e falhou o penálti, defendido por Donnarumma. Só que logo a seguir, o médio aproveitou uma recarga para fazer o golo com um remate pleno de raiva e de intenção.

A Itália partiu logo para cima do adversário, mas o golo inverteu por completo o jogo. Os italianos passaram a ser a equipa nervosa, e os croatas transformaram-se nos cínicos.

Scamacca e Chiesa estavam perdidos, a Croácia até ameaçava o 2-0, e quando já tudo parecia perdido, no último lance do jogo, Calafiori apanhou uma defesa desposicionada, galgou pelo terreno e ofereceu a bola a Zaccagni, que desferiu um remate perfeito e fez um golo inesquecível neste Euro 2024. Foi ainda a sua estreia a marcar pela seleção italiana.

Deste modo, a Itália fica em 2.º no Grupo B, atrás de Espanha. A Croácia acaba em 3.º com dois pontos e tem somente uma ínfima hipótese de ser um dos quatro melhores terceiros classificados da fase de grupos. Ou seja, está quase eliminada do Campeonato da Europa.

Artigo atualizado às 22.13 horas.