Matheus alimenta esperança de representar Seleção Nacional

SC Braga Matheus alimenta esperança de representar Seleção Nacional

NACIONAL29.05.202312:27

Cidadão português desde março de 2020, Matheus alimenta a esperança de ser chamado a representar a Seleção Nacional na era Roberto Martínez. A boa temporada que realizou no SC Braga legitima todos os sonhos, ainda que não sejam esperadas grandes mudanças na lista de convocados do selecionador para os próximos duelos frente à Bósnia e Herzegovina e Islândia, da fase de qualificação para o Europeu de 2024.

Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício foram as apostas iniciais de Roberto Martínez, mas o bracarense tem a expectativa de ouvir o seu nome entre as escolhas, hoje, quando o espanhol anunciar a convocatória para aqueles dois jogos oficiais de Portugal.

De referir que Matheus manteve a baliza do SC Braga a salvo em metade dos 32 jogos da Liga em que participou. Foram 16 partidas sem ir ao fundo da baliza e é com esse registo reforçado que o jogador mais titulado da história do SC Braga se apresenta na final da Taça de Portugal, domingo, no Jamor. Poupado na última jornada do campeonato, frente ao Paços de Ferreira, o luso-brasileiro quer rematar uma campanha excecional em termos individuais e coletivos com o quarto troféu ao serviço do SC Braga.

Em comparação com outros os principais guardiões da Liga, Matheus perdeu apenas para o benfiquista Vlachodimos, que esteve 21 desafios sem sofrer golos na principal competição, enquanto Diogo Costa, do FC Porto, também alcançou os mesmos 16 jogos do bracarense sem ser batido na Liga, mas com mais uma partida disputada, 33. Matheus conquistou duas Taças de Portugal (2015/2016 e 2020/2021) e uma Taça da Liga (2019/2020) pelos arsenalistas, um somatório de troféus sem paralelo no plantel e que o torna, naturalmente, uma das grandes referências do clube e do grupo comandado por Artur Jorge.

Campeão sub-20 pelo América Mineiro, Matheus chegou ao SC Braga em 2014, com 22 anos e uma vontade inabalável de «ganhar títulos.» Disse-o de forma desassombrada quando pisou território nacional e a realidade é que com 31 anos pode orgulhar-se de estar ligado aos capítulos de maior sucesso desportivo da equipa.

«Um estrangeiro que chegou ao clube e passado algum tempo é o jogador com mais títulos, com quase 250 jogos [agora 292] e quase 10 anos de clube... Sinto gratidão pelo clube, pelas pessoas que trabalham aqui, pelo presidente porque me abriu as portas», disse há um ano, quando o SC Braga oficializou a renovação até junho de 2027.

Os três troféus conquistados por Matheus foram à custa de FC Porto e Benfica. O primeiro, a Taça de Portugal, a 22 de maio de 2016, foi ganho justamente perante os dragões no desempate por pontapés de penálti depois de um 2-2 que não se desfez no prolongamento. Contudo, o herói na baliza foi Marafona, que defendeu dois penáltis. Na segunda Taça de Portugal, a 23 de maio de 2021, aí sim, Matheus foi titular e decisivo no triunfo por 2-0 sobre o Benfica, com golos de Piazon e Ricardo Horta. Na Taça da Liga, a 25 de janeiro de 2020, a vítima voltou a ser o FC Porto e o seu primeiro treinador em Portugal, Sérgio Conceição. Um remate vitorioso de Ricardo Horta no tempo de compensação garantiu o triunfo aos minhotos.