ANTEVISÃO Marselha-PSG: clássico gaulês em dia de Páscoa
Adversário do Benfica na Liga Europa recebe os parisienses este domingo; 20 pontos separam os dois emblemas
Em dia de Páscoa, a Ligue 1 presenteia-nos com o grande clássico francês. Eis o Marselha-PSG, referente à jornada 27 do principal escalão do futebol gaulês.
Separados por exatamente 20 pontos na tabela, os dois conjuntos lutam por objetivos bem diferentes esta temporada. Enquanto os parisienses têm (novamente) o título muito bem encaminhado, os marselheses lutam por uma vaga nas competições europeias, e querem aproveitar o deslize do Lens no terreno do Lille, de Paulo Fonseca.
Histórico de confrontos
Já lá vão quase 13 anos desde o último triunfo dos homens de Marselha no Vélodrome diante da equipa da capital, em jogos a contar para a Ligue 1. No geral, o PSG tem dominado o clássico nos últimos anos, tendo perdido por apenas 2 vezes nos últimos 29 embates.
Esta época, na primeira volta, houve goleada no Parque dos Príncipes (4-0). Gonçalo Ramos foi a figura do encontro, com dois golos apontados, mesmo tendo começado o jogo no banco de suplentes.
Marselha
Aproxima-se a passos largos a eliminatória com o Benfica, e a turma de Jean-Louis Gasset, que ingressou no clube há pouco mais de um mês, não tem apresentado grande regularidade no campeonato. Apesar disso, o Marselha só perdeu um jogo no campeonato com o novo técnico, e foi na última jornada, no reduto do Rennes (2-0). Na Liga Europa, eliminou o Villarreal, nos oitavos de final.
Treinador: Jean-Louis Gasset
Sistema tático: 4x3x3
Onze provável: Pau López; Ounahi, Mbemba, Balerdi, Merlin; Veretout, Kondogbia, Harit; Ndiaye, Moumbagna, Aubameyang.
Lesionados: Samuel Gigot, Bamo Meité, Bilal Nadir, Michael Murillo, Valentin Rongier; Jonathan Clauss, Jean Onana, Ismaila Sarr.
Figura: Aubameyang. Nova vida para o avançado ganês em Marselha. Depois de uma época menos conseguida ao serviço do Chelsea, o ex-jogador de Borussia Dortmund e Arsenal rejuvenesceu em França, aos 34 anos. São já 23 golos e 10 assistências na conta de Auba, ele que se tornou o melhor marcador da história da Liga Europa na presente edição da prova.
Jean-Louis Gasset na antevisão ao encontro: «Espero um estádio em turbulência, tenho lembranças inesquecíveis aqui, partidas muito disputadas. Estou do outro lado agora, conheço o ambiente no Vélodrome que pode dar energia aos jogadores. Fica gravado para toda a vida, é espetacular, e equivale a um jogo da Liga dos Campeões.»
PSG
A equipa que contempla nomes bem conhecidos do futebol português - Gonçalo Ramos, Danilo Pereira, Nuno Mendes, Vitinha e Manuel Ugarte - caminha tranquilamente para mais um título nacional, depois de se ter sagrado campeã nas últimas duas temporadas. A formação orientada por Luis Enrique já não conhece o sabor da derrota desde novembro, quando perdeu em San Siro, ante o Milan, na fase de grupos da Liga dos Campeões. No campeonato, é preciso recuarmos até setembro para encontramos um desaire dos parisienses (2-3, em casa, frente ao Nice). O conjunto de Paris é o amplo favorito, à partida para o clássico deste domingo.
Treinador: Luis Enrique
Sistema tático: 4x3x3
Onze provável: Donnarumma; Hakimi, Danilo Pereira, Lucas Beraldo, Lucas Hernández; Vitinha, Fabián Ruiz, Zaire-Emery; Dembélé, Gonçalo Ramos, Mbappé.
Lesionados: Bradley Barcola, Kurzawa, Marquinhos, Marco Asensio, Milan Skriniar, Presnel Kimpembe, Sergio Rico.
Figura: Kylian Mbappé. Na (provável) época de despedida do Parque dos Príncipes, o astro francês continua a brilhar. Com uma média superior a um golo por jogo (38 em 37), o avançado, de 25 anos, continua a aterrorizar as linhas defensivas da Ligue 1. O Marselha é uma das suas vítimas favoritas: marcou por 10 vezes em 15 ocasiões.
Luis Enrique na antevisão ao jogo: «Sei da importância do clássico para o clube e para os adeptos. Quero que vejamos o melhor jogo de futebol possível entre as duas equipas, que demos um show. O nosso objetivo é, obviamente, ganhar este jogo contra o nosso eterno rival.»
Este vídeo poderá interessar-lhe: