Marca especial para Florentino no Benfica
Se jogar com o Famalicão, no sábado, o médio chegará aos 100 pelos encarnados
Florentino Luís, aos 24 anos, está a um jogo de somar os 100 pela equipa principal dos encarnados, pela qual já conquistou 2 Campeonatos e 2 Supertaças Cândido de Oliveira.
Se jogar este sábado frente ao Famalicão, na Luz e a contar para a 4.ª jornada da Taça de Portugal, o médio defensivo atingirá uma marca importante na carreira e que ilustra bem o trajeto no clube onde se formou, de onde saiu para empréstimos ao Mónaco e ao Getafe, mas ao qual regressou na época passada, a de estreia de Roger Schmidt no comando, para recuperar o seu espaço no plantel.
Florentino fez 21 jogos pelo Benfica nas competições europeias (qualificações incluídas), 63 no Campeonato, 7 na Taça de Portugal, 2 na Supertaça e 6 na Taça da Liga; um total de 6.895 minutos de competição — 75 vitórias, 15 empates e 9 derrotas; somente um golo marcado, em 2018/2019, no Campeonato, ao Moreirense.
Depois de ter sido titular indiscutível em 2022/2023 (54 jogos oficiais, 3.813 minutos, 3 assistências), época que terminou com a conquista do Título e de campanha entusiasmante na Champions, que só finalizou nos quartos de final (frente ao Inter), esta temporada tem sido muito irregular para Florentino, que iniciou na condição de suplente atrás de João Neves e de Kokçu, e algumas vezes de Chiquinho. Porém, também beneficiando da lesão de Kokçu, Florentino foi titular nas últimas cinco partidas e tudo aponta para que volte a ser utilizado no jogo de sábado para a Taça de Portugal, confirmando os 100 jogos pelos encarnados.
Para registo, no último jogo do Benfica, o 2-1no dérbi com o Sporting, Florentino saiu aos 64 minutos, deixando no campo 31 passes certos em 34 realizados (91%), 6 recuperações da posse de bola, 5 desarmes.
Florentino soma esta temporada 13 jogos, 652 minutos; foi sobretudo na anterior que conquistou protagonismo e a atenção de emblemas importantes na Europa. Segundo declarações recentes do seu empresário, Bruno Carvalho Santos, o «Barcelona foi uma das equipas» que perguntou pelo médio no passado verão, além de clubes de Inglaterra. Porém, o Benfica considerou inegociável o jogador, que tem contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de €120 milhões.