Europeu Sub-19 'Manita' à Grécia: Espanha a um passo das 'meias'
A Espanha, seleção orientada por Jose Lana, ficou na tarde desta sexta-feira a um curto passo de se apurar para as meias-finais do Campeonato da Europa de sub-19, a decorrer em Malta até dia 16 do corrente mês, ao golear a Grécia por 5-0, em jogo da 2.ª jornada do Grupo B disputado no Gozo Stadium, na ilha maltesa com o mesmo nome.
Com Portugal já como vencedor do Grupo A e à espera do segundo classificado do grupo 2 na primeira meia-final, quinta-feira, dia 13 (17 horas), só uma hecatombe – leia-se conjuntura de resultados improváveis e verdadeiramente anormal – deverá impedir o apuramento de ‘la roja’, cujo favoritismo neste Grupo B está a ser confirmado.
A Espanha soma seis pontos em dois jogos (vencera a Islândia por 2-1 na ronda inaugural) e 7-1 em golos. Ainda mais duas seleções, Islândia (zero pontos) e Noruega (três pontos nesta altura) podem chegar aos seis pontos e igualar ‘la roja’ na pontuação, o que obrigaria ao critério de desempate num ‘campeonato a três’ (ou a dois) entre as seleções empatadas, capítulo em que ‘nuestros hermanos’ também levam já vantagem, assim como para vencer um Grupo B em que a 2.ª jornada se completa a partir das 20 horas, com o Islândia-Noruega.
No jogo da tarde desta sexta-feira, o 4-0 ao intervalo dissipava dúvidas quanto ao vencedor final de um jogo cuja influência para se poder conhecer ainda neste dia o futuro rival de Portugal nas ‘meias’ só se poderá aquilatar com rigor uma vez terminado o Islândia-Noruega, também desta 2.ª jornada.
Víctor Barberá, avançado de 18 anos do Club Brugge (Bélgica) inaugurou o marcador para os espanhóis aos 11’ (1-0), com Manuel Ángel, médio do Real Madrid (19 anos) a ampliar para 2-0 volvidos três minutos (14’) e César Palacios a ampliar para 3-0 ainda aos 17’. No tempo de compensação do primeiro tempo (45+1’), oportunidade para Víctor Barberá bisar (4-0), com Arnau Casas, defesa do Barcelona, a fechar as contas na ‘manita’ (5-0) aos 57’.