«Mais de 30 por cento das SAD criadas em Portugal caíram na insolvência, dissolução ou extinção. É assustador»

Futebol «Mais de 30 por cento das SAD criadas em Portugal caíram na insolvência, dissolução ou extinção. É assustador»

FUTEBOL17.05.202300:27

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, salientou falou esta segunda-feira sobre a importância das reformas no regime jurídico das SAD.

«Mais de 30% das sociedades desportivas criadas em Portugal caíram na insolvência, dissolução ou extinção. É um número assustador e quase todos eles são exemplos de maus investimentos e investidores. Sendo um setor de atividade económica, precisa de maior regulação e que seja atrativa para um bom investimento», disse, durante as audições feitas pela Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto acerca da proposta de lei do novo regime jurídico das SAD, precisamente

«Acreditamos muito que vem estabelecer uma relação de confiança entre clube e SAD. Procuramos reduzir conflitos de interesse e introduzir requisitos de idoneidade. Quem quiser ser administrador, tem de cumprir requisitos mínimos de idoneidade, prová-los e não pode exercer quem tenha interesses incompatíveis. Atualmente, um administrador que esteja ligado a apostas desportivas ou até que seja agente de jogadores pode assumir essas funções, havendo um conflito de interesses. A maioria acabou por ter como motivação negócios de intermediação de jogadores. É algo que não queremos que aconteça no desporto português. Cumprir um conjunto de requisitos de idoneidade afastarão esse mau investidor», disse ainda.