Luz ‘apaga’ Schmidt
Roger Schmidt, Foto MIGUEL NUNES/ASF

Luz ‘apaga’ Schmidt

NACIONAL09.12.202309:11

Treinador muito contestado no empate caseiro do Benfica frente ao Farense. Assobios e lenços brancos no menu. Substituição ‘fatal’

O tribunal da Luz não perdoou Roger Schmidt e ontem não se conteve no apagão dos encarnados diante do Farense (1-1), subindo muito os níveis de contestação ao treinador alemão que hoje se pode ver ultrapassado pelo FC Porto na tabela classificativa e ver o Sporting fugir um pouco mais na liderança. Os primeiros tímidos assobios dirigidos a Schmidt fizeram-se ouvir quando Cláudio Falcão inaugurou o marcador para os algarvios (51’), mas nesta altura era mais o choque por parte dos adeptos encarnados.

A maior tensão surgiu pouco depois, aos 64’, quando Schmidt resolveu retirar de campo Tengstedt e, sobretudo, João Neves, substituindo-os por Petar Musa e Gonçalo Guedes. O próprio treinador ficou surpreendido olhando para trás em direção aos adeptos, choveram insultos e objetos para aquela zona, nomeadamente copos de água, com a segurança a ser reforçada. Os cânticos foram, na altura, bem audíveis. «Rua, rua, rua» e «O Benfica é nosso» eram algumas das palavras que se ouviam por parte dos apaniguados das águias.

Os níveis de contestação amainaram um pouco, sobretudo quando Rafa - que não fugiu muito à contestação devido aos golos falhados - chegou ao empate, mas nunca foram dissolvidos face à inoperância da equipa e no final da partida o vulcão da Luz voltou a entrar em erupção, com mais assobios e lenços brancos para Schmidt, com este a abandonar rapidamente o relvado em direção aos balneários. Já depois da conferência de imprensa de Schmidt, confusão na garagem à saída dos jogadores encarnados.

Adeptos tentaram invadir garagem da Luz

8 dezembro 2023, 22:42

Adeptos tentaram invadir garagem da Luz

Empate com Farense e declarações de Schmidt após o jogo provocaram enorme tensão; vídeo nas redes sociais mostra Arthur Cabral a responder com o dedo do meio...

Contas feitas, no conjunto de todas as competições, terceiro empate consecutivo dos encarnados, ante Inter (3-3), Moreirense (0-0) e agora Farense, mas com o sabor amarguíssimo da igualdade com os italianos ter acontecido após os encarnados terem chegado ao intervalo a vencer 3-0. Seguem-se Salzburgo e SC Braga, ambos fora.

No outro jogo de ontem, na curta visita a Vizela, o SC Braga venceu por 3-1, com Simon Banza a bisar e a ficar ainda mais destacado como melhor marcador da Liga.