CAN Lucas João ainda fez sonhar mas Angola empata com o Gana
A seleção de Angola, orientada pelo português Pedro Gonçalves, empatou na tarde desta segunda-feira 1-1 diante do Gana, em encontro da 4.ª jornada do Grupo E de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (Can) da Costa do Marfim-2023 – a jogar em junho e julho – disputado no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, no qual esteve a vencer por 1-0 até a menos de 20’ do final
Os ‘Palancas Negras’ (Angola), derrotados pelas ‘Estrelas Negras’ (Nigéria) na 3.ª jornada, no Gana, já com um golo no tempo de compensação (0-1), colocaram-se em vantagem no marcador (1-0) aos 51’, por obra de um avançado de 29 anos nascido em Lisboa e formado no Beira-Mar de Almada e no Nacional, e que se destacou ao serviço da equipa madeirense, entre 2012 e 2013, tendo sido internacional por Portugal nos escalões jovens, mas que agora optou pela seleção principal dos africanos: Lucas João.
O golo do ponta-de-lança com carreira firmada em Inglaterra (jogou com Carlos Carvalhal e Bruno Lage no Sheffield Wednesday, agora milita no Reading) e a vitória valeriam a Angola a liderança do Grupo E, mas tudo caiu por terra com o tento do empate (1-1) para os ganeses, aos 72’, obra de Osman Bukari, avançado de 24 anos do Estrela Vermelha (Sérvia).
Destaque para a presença, no onze de Angola, de Kialonda Gaspar (Estrela da Amadora), com Pedro Gonçalves a ter ainda, no banco, e entre as várias opções, vários profissionais que militam em Portugal, casos do guarda-redes Kadu (Alverca) e do médio Beni Mukendi (Casa Pia).
Com este empate, o Gana segurou a liderança da classificação do Grupo E, com oito pontos em quatro jogos. A segunda posição é ocupada pela República Centro Africana, com sete pontos nos mesmos quatro encontros, e Angola surge em terceiro lugar, com cinco pontos (uma vitória, dois empates e uma derrota), na terceira posição da tabela. O quarto e último classificado do Grupo E é Madagáscar, com apenas um ponto em quatro encontros.