Liga Europa: Besiktas surpreendido pelo Frankfurt e Tadic salva um ponto a Mourinho

INTERNACIONAL03.10.202422:13

Rafa Silva e Gedson Fernandes foram titulares, João Mário foi suplente utilizado na derrota caseira e pesada frente aos alemães; Fenerbahçe empatou a uma bola no terreno do Twente

Depois de terem sido goleados em Amesterdão pelo Ajax, por 0-4, a segunda jornada da Liga Europa também não correu da melhor forma para os portugueses do Besiktas, que sofreram nova derrota pesada, desta vez caseira, frente ao Frankfurt, por 1-3.

Rafa Silva e Gedson Fernandes foram novamente titulares, com o médio a ser substituído pouco antes do terceiro golo dos alemães, ao minuto 77, precisamente por João Mário, enquanto o avançado ficou até ao fim. Cher Ndour, ex-SC Braga e Benfica também esteve no onze de Giovanni van Bronckhorst, enquanto Al Musrati não foi convocado.

Os forasteiros chegaram rapidamente à vantagem no marcador, graças aos golos de Marmoush e de Ebimbe, aos minutos 19 e 22, respetivamente. O egípcio inaugurou o marcador através de uma grande penalidade, cometida por Gabriel Paulista, enquanto o francês foi assistido por Koch, numa bola parada estudada, que resultou de forma espetacular, a quatro toques.

Nem cinco minutos depois, foi a vez dos visitados terem a oportunidade de reduzir de pontapé de penálti, que foi conquistado precisamente por Rafa, ao rematar para o braço de Koch, mas o goleador Ciro Immobile permitiu uma enorme intervenção de Kaua Santos.

No segundo tempo, Knauff aumentou a vantagem para os visitantes, numa boa jogada coletiva e individual, mas com uma finalização um pouco peculiar, ao minuto 82.

Masuaku, assistido por Muci, ainda reduziu, já no tempo de compensação, num lance em que, na tentativa de cruzar a bola para a grande área, acabou por surpreender o guarda-redes e atirar para o fundo das redes, com Kaua Santos a ficar um pouco mal na fotografia, apesar da bola ainda ter batido na trave, antes de entrar.

Dois jogos duas derrotas para o Besiktas nesta Liga Europa, enquanto o Frankfurt soma quatro pontos, após ter empatado a três bolas com o Plzen, em solo alemão.

Já o Fenerbahçe, de José Mourinho, conseguiu uma igualdade a uma bola no terreno do Twente, que também tinha tido o mesmo resultado com o Manchester United, em Old Trafford.

A equipa do técnico português começou a perder, ao minuto 29, graças a um cruzamento de Regeer para o cabeceamento de Vlap, com Livakovic a ficar mal no lance e Rodrigo Becão a não conseguir evitar o tento, em cima da linha de golo.

A resposta dos turcos surgiu no segundo tempo, com um passe espetacular de Amrabat para uma finalização de Tadic na cara de Unnerstall, picando a bola por cima do guarda-redes adversário, ao minuto 71.

Quatro pontos também para o Fenerbahçe, que já tinha somado os primeiros três, em casa, frente ao Union St. Gilloise.

Nos restantes jogos das 20 horas da competição, destaque para a derrota pela margem mínima da Roma na Suécia, com o Elsborg, graças ao penálti convertido por Baidoo, em cima do intervalo, num um para um com Svilar, ex-Benfica.

Com Álvaro Djaló, ex-SC Braga, a não sair do banco de suplentes, o Athletic Bilbao venceu o AZ Alkmaar, de Alexandre Penetra (titular), por 2-0. Nico Williams assistiu o seu irmão Iñaki para o primeiro golo, ao minuto 72, e também fez o passe decisivo para Sancet, nem 13 minutos depois.

Já o Lyon visitou a Escócia e regressou a casa com mais três pontos, ao golear o Rangers, por 4-1. Fofana e Lacazette bisaram, enquanto Lawrence reduziu para os escoceses. Anthony Lopes continuou de fora.

Depois de uma goleada caseira ao RFS, o Steaua Bucareste surpreendeu e venceu na Grécia ao PAOK, por 1-0, graças ao golo de Birligea, no tempo de compensação da primeira parte, e mesmo com menos um em campo desde o minuto 56, após o duplo amarelo de Olaru.

Por fim, tanto o Plzen-Ludogorets como o Union St. Gilloise-Bodo/Glimt terminou empatado a zero, com os noruegueses a não conseguirem continuar o bom momento na Europa, após terem recebido e vencido o FC Porto na primeira jornada.