21 agosto 2024, 20:20
VÍDEO: a nova versão do mítico hino da Liga dos Campeões
Maior competição do velho continente passa por mudanças
Sporting chega à liga milionária com folha limpa no campeonato e muita ambição. Eduardo Quaresma é baixa de última hora, Debast manterá titularidade. Do lado dos gauleses, Tiago Santos, formado em Alcochete, é titular indiscutível
O (novo) hino da Champions volta, esta noite, a ecoar no Estádio José Alvalade. Os adeptos estão entusiasmados com o desempenho da equipa que, recorde-se, lidera isolada o campeonato nacional, com cinco vitórias em outros tantos jogos, com 19 golos marcados e apenas dois sofridos.
21 agosto 2024, 20:20
Maior competição do velho continente passa por mudanças
Um plantel bem diferente do último em que pisou os terrenos da Champions, em 2022/2023, sendo que uma dezena de jogadores (sem contar com os lesionados Kovacevic e Eduardo Quaresma) podem estrear-se na Liga dos Campeões, algo que não tira o sono a Rúben Amorim, que se diz um treinador mais capaz para ajudar os seus jogadores que, naturalmente, estão ansiosos pelo apito inicial, mas também habituados a competições de alto nível, ou não fossem praticamente todos internacionais pelos seus países. Ainda para mais a jogar em casa, com o apoio dos seus adeptos.
16 setembro 2024, 00:30
Jogo com o Lille será a primeira aparição para muitos leões na prova milionária. A razão pela qual muitos reforços (Gyokeres e não só...) escolheram jogar em Alvalade. Matheus Reis é o sucessor de Coates como o mais 'experiente'... com apenas 14 jogos somados
Nesse capítulo, diga-se que a equipa de arbitragem nomeada para este jogo viaja da Lituânia. Donatas Rumsas, de 35 anos, é o árbitro principal, que terá como assistentes Radius e Dovydas Suziedelis, enquanto Robertas Valikonis será o 4.º árbitro.
Amorim teve em Eduardo Quaresma uma baixa de última hora. Após ter sido poupado no jogo em Arouca, o central sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, arriscando paragem entre e duas a quatro semanas, depois de ter conquistado estatuto de titular no arranque da época. A paragem forçada do português abre as portas da titularidade ao belga Zeno Debast, que jogou de início na Serra da Freita e, hoje, deve surgiu no 11 para defrontar os gauleses do Lille.
É grande a expectativa em torno de Gyokeres, tendo em conta que o sueco goleador estreia-se numa prova que é a maior montra do futebol. O avançado não esconde alguma ansiedade, mas está 'mortinho' por fazer o festejo da máscara na liga milionária. Amplamente elogiado, o sueco terá sobre si holofotes e mil olhos. Para já, diz-se feliz no Sporting e não se importa de, no futuro, continuar a jogar de leão ao peito. É o artilheiro dos leões, com oito golos e três assistências, que tem estado bem apoiado pelos extremos Trincão (três golos e uma assistência) e Pedro Gonçalves (cinco golos e quatro assistências).
16 setembro 2024, 15:04
Avançado sueco quer marcar mais golos do que no ano passado. E para tornar o seu festejo de máscara famoso pretende faturar na Liga dos Campeões
Equipa provável (3x4x3): Franco Israel; Debast, Diomande e Gonçalo Inácio; Quenda, Morita, Hjulmand e Geny Catamo; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves
Treinador: Rúben Amorim
Lesionados: Kovacevic, St. Juste, Eduardo Quaresma e Diogo Pinto
O que disse o treinador Rúben Amorim: «A Ligue 1 é muito mais dividido, de pressão alta. É mais difícil olhar para o Lille com um ataque posicional mais marcado, enquanto que nós, na maior parte dos jogos, estamos em ataque posicional e empurramos o adversário muito para a sua área. São uma equipa fisicamente muito forte, muito dotada tecnicamente, com um grande avançado, que tem uma grande qualidade, três centrais muito rápidos, e temos tido jogadores na frente com muita capacidade, que vão ter mais dificuldades nesse aspeto. Será um jogo de espelhos, em que teremos de ser inteligentes, porque eles jogam daquela maneira de jogo partido todas as semanas, e nós não. Às vezes, isso faz a diferença, fisicamente. O que temos de fazer é guardar a bola e tentar aguentá-la ao máximo, sabendo que é mais difícil do que na Liga.»
16 setembro 2024, 15:36
Treinador do Sporting fez a antevisão do jogo com o Lille, o primeiro da fase de liga da Champions. Diz sentir-se mais bem preparado para poder ajudar os jogadores
O Sporting prepara-se para defrontar um adversário que se encontra sobre brasas. Com uma onda negativa justificada pelas três derrotas consecutivas: com o Slavia de Praga (Liga dos Campeões, 2.ª mão), por 1-2, além dos desaires caseiros com o PSG (1-3) e Saint-Etienne (0-1) na Ligue 1. Muitos desaires, especialmente este último, que motivou uma dura chamada de atenções do presidente Olivier Létang.
Longe do fulgor, por exemplo, de 2020/2021, quando surpreendeu a Europa com a conquista de um título na frente do poderoso PSG, o Lille tem conseguido consolidar-se nos primeiros lugares da tabela. Na última época terminou na 4.ª posição, obrigando a uma pré-eliminatória onde deixou pelo caminho o nosso bem conhecido Fenerbache de José Mourinho e Slavia de Praga.
Agora, na fase das decisões, Bruno Genesio, que até afastou a pressão e dando o favoritismo aos leões, quer entrar com o pé direito utilizando um modelo muito idêntico ao de Rúben Amorim. Um 3x4x3, o qual (tal como os leões) se apoia muito na potência de Jonathan David, internacional canadiano de 24 anos, que é a grande arma ofensiva dos gauleses. Mas também há a criatividade e objetividade de Zhegrova, o equilíbrio de Benjamin David e a profundidade do português Tiago Santos, um jovem formado nos leões, que agora dá nas vistas em França após uma curta passagem pelo Estoril.
Equipa provável (3x4x3): Chevalier; Alexsandro Ribeiro, Gudmunsson e Meunier; Tiago Santos, Benjamin André, Bouaddi e Bafodé Diakité; Zhegrova, Jonathan David e Remi Cabella
Treinador: Bruno Génésio
Lesionados: Ismaily e Haraldsson
O que disse o treinador Bruno Génésio: ««Enfrentamos uma equipa muito, muito boa, invicta, que fez um início de época extraordinário, com um treinador experiente e com muita qualidade, que joga com as suas equipas com uma organização muito precisa, tanto defensiva como ofensivamente. São os favoritos porque têm muita experiência nesta competição.»
16 setembro 2024, 20:29
Bruno Génésio fez a antevisão do duelo com o Sporting para a Liga dos Campeões, a quem atribuiu o favoritismo e elogiou bastante o avançado sueco
A UEFA anunciou que a Adidas vai continuar a ser o fornecedor oficial da bola de jogo da Liga dos Campeões por mais três anos, até 2027, prolongando, assim, a parceira com a empresa alemã de vestuário desportivo, que teve início em 2001.
A 'redondinha' apresenta um visual de simplicidade icónica, com as famosas estrelas, símbolo da competição, apresentadas em hexágonos pretos sobre branco.
De salientar que através da parceria da Adidas com a Common Goal, 1% das vendas líquidas de bolas de futebol da Adidas em todo o mundo (incluindo esta da Champions) reverterá a favor de iniciativas que promovam mudanças sociais duradouras em comunidades desfavorecidas, ajudando a criar um futuro melhor e mais inclusivo através do futebol.