La Liga: Girona e Real Madrid defendem a liderança
O Real Madrid vem de uma vitória por 4-2 frente ao Nápoles, para a Liga dos Campeões. Foto IMAGO

ANTEVISÃO La Liga: Girona e Real Madrid defendem a liderança

INTERNACIONAL02.12.202308:05

Enquanto o Girona tem duelo de elevado grau de dificuldade com o Valência; o Real tem missão aparentemente mais fácil ao receber o Granada

A equipa liderada por Michel (não confundir com o grande Michel, jogador do Real Madrid entre 1982 e 1996 e atual treinador dos sauditas do Al Qadsiah) está a realizar um campeonato brilhante, estando no primeiro lugar do campeonato com os mesmos 35 pontos do Real Madrid. 

Há um ano, à mesma 14.ª jornada, somava apenas 16 pontos. Caso para dizer: joga mais do dobro. Do outro lado estará o Valência (de Thierry Correia e André Almeida), a fazer temporada abaixo do esperado, estacionado no 9.º lugar com apenas 19 pontos. 

Os valencianos somam apenas uma vitória fora de casa, em Sevilha (2-1) na primeira jornada da La Liga, enquanto os catalães têm apenas uma derrota em casa (com o Real Madrid) e um empate (1-1 com o Athletic Bilbao). Logo, em teoria, favoritismo para o Girona.

Quinto classificado contra 10.º da Liga espanhola com seis pontos a separá-los: 25 contra 19. O Rayo Vallecano (de Bebé) tem menos três pontos do que há um ano, enquanto o Athletic Bilbao tem mais um.

O Rayo é uma das equipas mais perigosas, fora de casa, da La Liga. Tem apenas uma derrota (0-1 com o Bétis, na jornada 4) e leva 12 pontos longe de Madrid. Mais só Barcelona (13), Girona (19) e Real Madrid (19).

O Athletic Bilbao, porém, só tem uma derrota no San Mamés e frente ao poderoso Real Madrid (0-2, na jornada 1). E tem o melhor ataque em casa com 18 golos apontados.

Se a história tivesse alguma influência no resultado de um jogo de futebol, então o Granada precisaria de uma espécie de milagre para vencer no Santiago Bernabéu este sábado ao final da tarde. E, 26 duelos para a Liga na casa da equipa da capital, 23 vitórias para os merengues, dois empates e apenas um triunfo para a equipa visitante e essa aconteceu já em 20 de janeiro de 1974.

Além disso, o líder da La Liga, o Real Madrid, recebe uma equipa que tem tido muitas dificuldades e ocupa 0 19.º lugar com apenas sete pontos em 15 jornadas, começando cada vez mais a ser um dos mais sérios candidatos à descida.

O Real Madrid vem de uma vitória fantástica sobre o Nápoles (4-2), para a Liga dos Campeões, e já não perder há 12 jogos, tendo neste ciclo 10 vitórias e apenas dois empates, sendo que para o campeonato o último desaire aconteceu na sexta jornada, frente ao grande rival Atlético Madrid, por 1-3.

Para que pudesse ambicionar conquistar um ponto que fosse neste encontro, o Granada teria de ter a capacidade de travar Jude Bellingham, que além de ser o melhor marcador com 11 golos tem vindo a transformar-se na pedra mais importante da equipa, a par do Vinícius Jr.

A época tem sido de sonho para a Real Sociedad, que na Liga dos Campeões já garantiu lugar nos oitavos de final num Grupo em que o Inter acompanha a equipa basca e o Benfica terá de discutir com o RB Salzburgo que cai para a Liga Europa. Na 15.ª Jornada da Liga terá de medir forças com o Osasuna, que segue no 14.º lugar, com 14 pontos e um percurso com mais baixos do que alto.

A Real Sociedad vem de empate a zero (coisa rara ficar em branco) frente ao RB Salzburgo, mas na última jornada da Liga mostrou não só o bom futebol que vem praticando como a sua eficácia, batendo o Sevilha por 2-1. Já o Osasuna não evitou desaire por 1-3 com o VIllarreal.

Olhando para o total de jogos entre estas duas equipas para as diferentes competições, vantagem para a Real Sociedad, com 53 vitórias, 20 empates e 25 derrotas. Fechando esta análise aos jogos realizados e, Osasuna para a Liga, 13 triunfos para a formação da casa, oito empates e 15 vitórias para os bascos.

O internacional espanhol Mikel Oyarzabal é o melhor marcador da Real Sociedad, com 7 golos, mas a maior força da equipa orientada por Imanol Alguacil tem sido o coletivo. Ninguém tem dúvidas de que tem sido das equipas que melhor futebol pratica em Espanha.