Jorge Mendes para desbloquear Nico

FC Porto Jorge Mendes para desbloquear Nico

NACIONAL23.07.202323:59

Jorge Mendes, empresário de Nico González, tem carta branca de FC Porto e do Barcelona para solucionar as questões pendentes relativas à transferência do médio espanhol. O superagente português está na posse de todos os dados para transmitir ao atleta, numa conversa que esteve prevista para este domingo, e encontrar um desfecho para este processo que se arrasta há várias semanas.


Os dois clubes estão de acordo quanto aos possíveis moldes em que o jogador se mudará para o Dragão, faltando agora contar com o aval do centrocampista de 21 anos para ser apresentado como reforço a Sérgio Conceição.


No início das negociações, havia a expectativa de que Nico González poderia chegar ao FC Porto por empréstimo, contudo os catalães preferem que o médio se mude a título definitivo, de modo a libertar orçamento salarial para outras contratações, embora desejando mantê-lo numa esfera de controlo que lhes permita resgatá-lo no futuro, acautelando a perspetiva de protagonismo ao serviço dos azuis e brancos na Liga e na Champions.


Assim, o FC Porto deverá contratar Nico González por um montante a rondar os 8 milhões de euros e colocar na mesa ao jogador um contrato válido para as próximas quatro temporadas - o seu vínculo aos catalães expira em 2026.


A possibilidade de se encontrar um meio termo nas pretensões assumidas por cada um dos clubes está ainda em aberto, caso o negócio se cumpra através de um empréstimo de uma temporada com cláusula de compra obrigatória no mesmo valor. Aqui, os portistas apenas vinculam a totalidade ou parte dos meios financeiros no próximo exercício contabilístico. Neste caso, o galego apenas firmaria um vínculo de três  anos, depois de um ano cedido.


Independentemente da solução encontrada, o Barcelona deterá uma opção de recompra compreendida entre os 15 milhões e os 20 milhões de euros.


Jorge Mendes reúne todos estes argumentos para expor a Nico González, restando definir a base salarial do centrocampista.
Este assunto terá sido um tema debatido entre Pinto da Costa e Deco, antiga glória portista e atual diretor para o futebol dos culés. Os dois cruzaram-se por estes dias no Estádio do Dragão para o documentário que a Netflix está a realizar sobre o presidente do FC Porto.