15 dezembro 2024, 17:30
Sporting vence Valadares Gaia na Taça da Liga
Leoas ganham por 3-1 e vão em vantagem para jogo da segunda mão dos quartos de final
Leoas foram derrotadas pelo Valadares Gaia (3-1), no primeiro desaire desde que Micael Sequeira assumiu o comando técnico; todavia, o conjunto leonino revelou-se mais forte no desempate por grandes penalidades e garantiu a qualificação
O Sporting partia com um natural favoritismo, reforçado pelos dois golos de vantagem que trazia da primeira mão - havia vencido por 3-1 - e até marcou primeiro em Vila Nova de Gaia, mas o Valadares, com o contributo precioso de Carolina Santiago, Neuza Besugo e Jennie Lakip, três suplentes que marcaram, cada uma, um golo, confirmou a primeira derrota de Micael Sequeira como treinador das leoas e levaram o jogo para penáltis. Apesar do susto, as leoas venceram o desempate e garantiram a passagem às meias-finais da Taça da Liga.
15 dezembro 2024, 17:30
Leoas ganham por 3-1 e vão em vantagem para jogo da segunda mão dos quartos de final
A primeira parte foi totalmente manietada pelas leoas, que aos 6 minutos estiveram a milímetros de celebrar face a um remate de Telma Encarnação que embateu com estrondo no travessão, com a bola ainda a embater numa zona próxima da linha de golo e a afastar-se da baliza das gaienses, que não conseguiram criar situações de apuro a Catriona Sheppard, guardiã sportinguista.
No entanto, apesar do controlo absoluto que detiveram durante toda a metade inicial, o Sporting não conseguiu materializá-lo em golo, tendo voltado a estar muito perto de o fazer aos 42’, num livre direto de Maiara Nieheues que obrigou a guardiã Erin Seppi a defesa apertada. Maiara surgia entre as atletas em destaque no conjunto sportinguista e, em contraste com os primeiros 45 minutos, a brasileira necessitou de…13 segundos de jogo na segunda parte para finalmente abrir o marcador.
O golo sportinguista surgiu logo após a saída de bola para o Valadares, com uma recuperação de bola e uma transição imediata que levou Telma Encarnação a servir Maiara para o primeiro golo da tarde, que praticamente sentenciava o apuramento. Ainda assim, o Valadares apostou em discutir o resultado e dispôs de dois momentos de forma consecutiva para fazer isso mesmo – primeiro, começou por igualar a partida por Carolina Santiago, avançada emprestada às gaienses pelo Sporting, após boa jogada de Erica Meg.
Pouco mais de um minuto passado, as verdes e brancas dispuseram de uma grande penalidade, mas Erin Seppi travou o remate de Andreia Bravo, defendendo a bola para o travessão, e relançando o jogo para as locais, que aos 87’ também dispuseram de um penálti, convertido por Neuza Besugo, que aos 89’ voltou a ser protagonista ao recuperar em zona adiantada e cruzar para cabeceamento colocado de Jennie Lakip para o 3-1, que igualava a eliminatória e levou-a para um inusitado desempate por penáltis.
Diana Silva e Joana Martins encaminharam o Sporting e, a partir daí, as duas equipas desperdiçaram todas as tentativas, com destaque para a guarda-redes sportinguista, Catriona Sheppard – a norte-americana travou três dos pontapés do Valadares, que não converteu nenhum dos penáltis que tentou.